Educação Financeira 21 de julho de 2020 Imagem de seta

Empréstimo: 4 dicas para usar o consignado privado de forma produtiva

imagem de capa de blog com uma lâmpada flutuando uma mão aberta representando como pegra um empréstimo de forma produtiva

O empréstimo consignado privado pode ser a solução de alguns problemas, mas deve ser feito de maneira consciente. Vamos te mostrar como usá-lo – se necessário – de uma forma produtiva.

Quando solicitar?

O crédito consignado privado pode ser solicitado por qualquer trabalhador de carteira assinada desde que a empresa tenha convênio com uma instituição financeira. Como o valor do empréstimo é descontado diretamente do salário do colaborador, essa modalidade tem as taxas mais baixas do mercado.  

É importante que o colaborador use o crédito de maneira consciente. Primeiro se pergunte: eu preciso mesmo deste empréstimo? Qual a finalidade?

Conhece a regra do 50, 30 e 20? Veja como esse método pode te ajudar a a organizar a sua vida financeira.

4 dicas para usar o empréstimo consignado privado de forma produtiva

Se você analisou e viu que realmente precisa do crédito e que ele não será usado para gastos supérfluos, aqui está 4 dicas para usá-lo de maneira inteligente:

#1 Quitar dívidas

Agora pode ser uma boa hora para quitar as suas dívidas com os juros mais baixos. O cheque-especial e o cartão de crédito tem juros altos e é uma boa alternativa usar o crédito consignado para se livrar dessas dívidas.

Se você tem outros tipos de empréstimo, analise as taxas de juros e compare com o crédito consignado privado – se as taxas forem mais baixas, vale a pena quita-lo. 

Veja também como fazer transferência de dívidas. Use a portabilidade ao seu favor!

#2 Colocar as dívidas em um só lugar 

É comum ir dividindo as dívidas em vários cartões, tipos de empréstimos, cheque especial etc. Isso gera uma confusão e uma bola de neve de contas.  

Coloque na ponta do lápis todas as dívidas, quanto de juros você está pagando atualmente e faça a simulação do crédito consignado privado. Muito provavelmente o valor da parcela e dos juros serão menores. 

O crédito consignado privado só pode comprometer 30% do salário do colaborador, então isso tem que levado em conta na hora dos cálculos.

planilha de gastos

#3 Limpar o nome

O empréstimo consignado privado pode ser solicitado mesmo com o nome sujo. Aqui está uma oportunidade de limpar o seu nome junto ao SPC e Serasa.

Com o nome limpo na praça é possível contratar outros serviços financeiros e também em serviços como o de telefonia, TV por assinatura e internet.

#4 Reforma ou Construção

O sonho da casa própria ou a reforma do seu cantinho é algo bem especial e com um bom planejamento ele pode se tornar realidade com o crédito consignado privado. Já escrevemos aqui as melhores dicas para economizar na reforma ou construção da sua casa!

É importante que você analise, pesquise e compare na hora de pegar um empréstimo consignado privado. Use com sabedoria!

 


Voltar