Educação Financeira 25 de junho de 2020

Reforma da casa e construção: 3 dicas financeiras para ajudar!

imagem de capa blog com três casas lado a lado representando a reforma da casa

A tão sonhada reforma ou construção da casa própria que estava sendo adiada pela falta de dinheiro podem ser feitas com o crédito consignado privado. Vejas dicas de como deixá-las mais barata e como conseguir o seu crédito!

#1 Planejamento

Esta etapa é a mais importante, porque é nela que você vai saber em média o valor que será investido, sem desperdício de material e dinheiro.

É importante que tenha um profissional capacitado para te ajudar nesse processo – um arquiteto e um engenheiro – para que você não tenha surpresas desagradáveis durante a reforma ou construção.

A escolha desses profissionais é um investimento, quando você tem eles ao seu lado, a possibilidade de gastos desnecessários é bem menor, além disso, é a certeza que a obra será segura. 

Dessa forma, também é feito um cronograma de obras e você pode se organizar da melhor forma.

#2 Obra

Vai reformar? Entenda com o arquiteto o que da pra aproveitar, ele pode encontrar soluções mais baratas. Se for necessário reparar a parte hidráulica e elétrica, elas devem ser feitas primeiro.

Por exemplo – o piso é mesmo necessário quebrá-lo? O que será colocado no lugar? Cerâmica? Porcelanato? Muitos estão optando pelo piso laminado ou vinílico que é colado, sem sujeira e entregue no mesmo dia. Avalie qual a melhor opção para você!

Outras formas de baratear, evitando a obra e aproveitando o que você já tem:

– Pintar e/ ou adesivar: azulejos, paredes, móveis antigos, etc;

– Fazer móveis de pallets ou concreto;

– Investir em iluminação

– Decoração pode mudar completamente um ambiente.

Outra dica importante – principalmente se você for permanecer na casa durante a reforma – é a de fazer um cômodo por vez, para evitar mais gastos e a bagunça natural de toda reforma. E não esqueça de acompanhar a obra de perto, pode te economizar tempo e dinheiro.

#3 Financeiro

Reformar a casa ou construí-la não é nada barato, mesmo optando por opções mais em conta. Lembre-se de fazer orçamento com vários lugares diferentes e escolher o que é mais barato de cada canto, dá mais trabalho, mas vale a pena.

Mas lembre-se que o barato pode sair caro, então não economize na hora de escolher bons profissionais. Nada de optar por um “faz tudo”. Refazer sai mais caro que fazer bem feito!

Falando em planejamento financeiro, um erro comum é usar vários cartões de crédito ou usar o cheque especial para fazer a reforma ou construção da casa. 

A educação financeira aqui entra também como ponto importante, mesmo com tudo planejado, sempre pode haver gastos extras que não estavam no seu orçamento. Quanto mais detalhador for o seu planejamento, menor é o risco de você ter gastos surpresas. 

planilha de gastos

Baixe agora sua planilha de gastos e controle sua vida financeira!

Crédito Consignado Privado

Para os trabalhadores de carteira assinada, essa modalidade de crédito pode ser uma boa opção. Isso porque, o crédito consignado privado tem as taxas mais baixas do mercado e costuma ser menos burocrático que os empréstimos pessoais. 

Para solicitar esse tipo de crédito, é necessário que a empresa do colaborador CLT tenha parceria com uma instituição financeira. Após a liberação do empréstimo, o valor é descontado na folha de pagamento com parcelas fixas,sem alteração dos valores nos meses seguintes.

Dessa forma é mais fácil ter o controle das suas finanças e sem surpresas no final do mês. 

É importante que seja um crédito consciente, que não comprometa a sua vida financeira e que você consiga fazer sua tão sonhada reforma ou construção.

Veja também 11 gastos que você pode economizar no fim do mês!