Um bom ambiente de trabalho é aquele onde os valores pessoais dos colaboradores estão alinhados com os princípios da empresa, criando uma parceria sólida e duradoura – isso é cultura organizacional. Veja as melhores práticas para o seu negócio!
O que é Cultura Organizacional?
Essencialmente, cultura organizacional são os valores, comportamentos e visão que contribuem para o ambiente de trabalho de uma empresa.
Está incluída a filosofia, o DNA, as expectativas, as experiências da empresa, bem como seus valores – que servem como guia no comportamento dos colaboradores.
Seja sincero: seus colaboradores conhecem bem a missão, visão e valores da sua empresa? Isto é algo importante na fase de contratação. É um match entre a empresa e o futuro colaborador.
Por isso, tente alinhar nas entrevistas, qual o perfil daquele candidato e como ele se encaixa na empresa – quando ocorre esse match, a probabilidade de a contratação certa acontecer, é maior.
Além disso, é essencial que ela seja repassada para os seus líderes e colaboradores. Vale ressaltar que isso é ainda mais impactante na prática. O exemplo é o maior incentivador!
Tipos de cultura organizacional
De acordo com o filósofo Charles Handy, existem quatro tipos de cultura organizacional. Nós te mostramos quais são elas e a importância de definir qual a melhor para sua empresa.
#1 Cultura do Poder
É focada nos resultados. Com um poder centralizado, é a cultura mais comum, principalmente em pequenas empresas. Incentiva a competição – podendo gerar conflitos entre os colaboradores.
É considerada ultrapassada por vários pesquisadores, justamente por ser visto como algo que, apesar de pode gerar resultados, não têm continuidade por conta dos conflitos causados, tornando o ambiente de trabalho desagradável.
#2 Cultura de papéis
É focada no desempenho da função de cada colaborador – onde cada um tem seu papel muito bem definido. O problema nesse tipo de cultura é que não há espaço para flexibilidade, cada um desempenha apenas aquilo que sua função determina.
Com pouco espaço para uso da criatividade, os funcionários costumam se acomodar, não pensando em melhorias para os processos, nem em crescimento dentro da empresa. Não há muita interação entre setores, tornando muitas vezes o trabalho lento no momento de solucionar problemas.
#3 Cultura de tarefas
É focada na contratação de pessoas especializadas para executar atividades. Além de agregar muito conhecimento para a organização, torna o ambiente de trabalho mais flexível, os colaboradores trabalham mais motivados e usam sua criatividade para solucionar problemas.
O norte dos colaboradores neste tipo de cultura está na solução dos problemas. Por serem especialistas, esses profissionais estão preparados para solucionar os mais diversos problemas, em qualquer tipo de situação. A cultura de tarefas é para pessoas que não gostam do previsível e do ambiente monótono.
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#4 Cultura de pessoas
É a cultura focada nas pessoas. Existe uma grande valorização do trabalho de cada colaborador, promovendo a interação entre eles e investindo no seu crescimento.
É preciso tomar um cuidado especial nesse tipo de cultura, porque apesar da importância do endomarketing, é preciso cuidar também dos clientes. Para combater esse tipo de problema, é preciso formar líderes que saibam cuidar dos interesses da empresa e dos seus funcionários.
Identificar a cultura organizacional da sua empresa é importante para o seu crescimento, por isso é essencial a realização de um planejamento estratégico para identificar e modificá-la caso não esteja suprindo as necessidades do seu cliente e dos seus colaboradores.
Cultura organizacional no trabalho remoto
A pandemia obrigou as empresas a trabalharem remotamente e a fazer os seus processos dessa forma. Com isso, mostrou a necessidade de as companhias inovarem e investirem em tecnologia.
Apesar da situação do mercado corporativo, muitas marcas abriram novas oportunidades e utilizaram o formato online para isso. Nestes casos, é necessário que desde o processo de recrutamento a cultura da empresa seja passada para o candidato e que se alinhe a suas crenças e valores também. Veja agora como contratar de forma qualificada remotamente!
No processo de onboarding orientamos que a cultura organizacional seja mostrada na prática e que sempre existam ações para que seja reavaliada e que consiga ver como os colaboradores estão em relação a ela.
Mas mais do que digitalizar seus processos, a dificuldade foi manter seu colaborador satisfeito e produtivo, não é? Várias ações foram implementadas como reuniões periódicas e happy hour para trazer a rotina a esses encontros e aumentar laços, seja a família, o pet, livros e até objetos pessoais.
Porém, quando a cultura organizacional é bem estabelecida dentro da empresa e os líderes e colaboradores estão em harmonia isso também é levado automaticamente para o trabalho remoto. Escute agora o nosso podcast sobre o RH e trabalho remoto!
5 boas práticas para deixar o seu colaborador satisfeito e produtivo
Quais são as principais reclamações dos colaboradores? Salário? Plano de carreira? Relacionamento ruim com os colegas e com os líderes? Falta de reconhecimento? Falta de incentivo? Problemas pessoais? Benefícios?
Antes de mais nada é importante conhecer os seus funcionários para entender melhor o que não está bom, o que pode ser melhorado e o que é apenas incompatibilidade entre o profissional e a cultura organizacional.
#1 Ambiente de trabalho positivo
O ambiente de trabalho influencia bastante no dia a dia do colaborador. Por isso, é essencial que ele se sinta bem e confortável em estar ali, já que consome grande parte do seu dia e isso irá refletir em seus resultados.
E o ambiente de trabalho vai além da estrutura física – que também é importante, mas fala muito mais da experiência do seu colaborador, da relação com os colegas, seus líderes e com a cultura organizacional.
Para se criar um ambiente positivo é preciso que exista uma comunicação aberta, que sejam construídas relações saudáveis de confiança, que os profissionais sejam escutados e que sejam criadas oportunidades iguais para todos.
#2 Feedback
Aqui vale para os dois lados – líderes e liderados, pois o colaborador precisa ser escutado. Saber que ele tem voz pode deixá-lo muito mais satisfeito.
Além disso, a empresa pode aprender bastante ouvindo quem está ali no dia a dia em diferentes processos e setores.
Por outro lado, o funcionário também precisa de feedback – seja ele bom ou ruim. Não adianta só ir falar com ele quando algo está errado, mas também falar com quando está indo no caminho certo. Feedback assertivo: veja como colocar em prática!
#3 Reconhecimento e recompensas
A gente sabe que todo mundo tem deveres e obrigações no trabalho. Mas não tem nada mais motivador que o reconhecimento e a recompensa.
E não precisa ser nada de outro mundo. Comemorar as pequenas vitórias com o seu time já é um reconhecimento.
Quando o colaborador é reconhecido por um bom trabalho isso levanta a sua moral, satisfação e, consequentemente, sua produtividade.
Metas alcançadas podem ser comemoradas em happy hours, com uma folga, prêmios e outras coisas que mostrem que ali o seu trabalho é recompensado e reconhecido.
Outra forma é o investimento nas habilidades do colaborador através de cursos, treinamentos, aprimoramento e desenvolvimento de novas capacidades.
#4 Envolvimento e engajamento
Envolver e engajar seus colaboradores é uma parte fundamental para que eles estejam satisfeitos.
Através do envolvimento e engajamento se transforma o ambiente de trabalho de forma positiva. Melhora a relação entre os colaboradores, líderes, CEOS e isso passa para o cliente final.
Escutar o colaborador, realizar ações de socialização dentro e fora do ambiente de trabalho, deixar claro a cultura organizacional e a coloca em prática também.
#5 Mensurar e avaliar
Para que isso não fique na teoria e sejam feitas ações que possam dar pouco retorno, é importante medir e avaliar.
Podem ser feitas pesquisas de satisfação separadas por categorias como trabalho em equipe, feedback, comunicação, informações, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, ambiente de trabalho, autoavaliação, etc.
Ao realizar os feedbacks para com os colaboradores, pedir que eles também falem é uma forma de avaliar se o que tem sido feito está de acordo com as expectativas.
Não existe certo ou errado, cada empresa é um mundo, têm suas necessidades, e devem saber suas prioridades. Avalie o ecossistema que você vive na sua empresa, aplique a cultura organizacional adequada, e crie um ambiente forte e duradouro.
Escute também: Construindo uma cultura organizacional genuína – Parte 1 e Parte 2
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