A cultura organizacional bem definida e difundida é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa – seja no ambiente profissional ou no formato remoto.
Veja as melhores práticas para o seu negócio!
Qual a importância da cultura organizacional?
A cultura organizacional é o conjunto de crenças, valores, visão e ações de uma empresa. Seus colaboradores sabem quais são os seus?
Caso não, primeiro, é importante que elas sejam bem definidas desde o começo da empresa e, com isso, os CEOs precisam deixar claro os pontos acima.
Mas isso não quer dizer que elas não possam mudar, ok? Sempre que precisar, reveja, estude e refaça para que esteja de acordo com a realidade.
Além disso, é essencial que ela seja repassada para os seus líderes e colaboradores. Vale ressaltar que isso é ainda mais impactante na prática. O exemplo é o maior incentivador!
Cultura organizacional no trabalho remoto
A pandemia obrigou as empresas a trabalharem remotamente e a fazer os seus processos dessa forma. Com isso, mostrou a necessidade das companhias inovarem e investirem em tecnologia.
apesar da situação do mercado corporativo, muitas marcas abriram novas oportunidades e utilizaram o formato online para isso. Nestes casos, é necessário que desde o processo de recrutamento a cultura da empresa seja passada para o candidato e que se alinhe a suas crenças e valores também. Veja agora como contratar de forma qualificada remotamente!
No processo de onboarding orientamos que a cultura organizacional seja mostrada na prática e que sempre existam ações para que seja reavaliada e que consiga ver como os colaboradores estão em relação a ela.
Mas mais que digitalizar seus processos, a dificuldade foi manter seu colaborador satisfeito e produtivo, não é? Várias ações foram implementadas como reuniões periódicas e happy hour para trazer a rotina a esses encontros e aumentar laços, seja a família, o pet, livros e até objetos pessoais.
Mas quando a cultura organizacional é bem estabelecida dentro da empresa e os líderes e colaboradores estão em harmonia isso também é levado automaticamente para o trabalho remoto. Escute agora o nosso podcast sobre o RH e trabalho remoto!
5 boas práticas para deixar o seu colaborador satisfeito e produtivo
Quais são as principais reclamações dos colaboradores? Salário? Plano de carreira? Relacionamento ruim com os colegas e com os líderes? Falta de reconhecimento? Falta de incentivo? Problemas pessoais? Benefícios?
Antes de mais nada é importante conhecer os seus funcionários para entender melhor o que não está bom, o que pode ser melhorado e o que é apenas incompatibilidade entre o profissional e a cultura organizacional.
#1 Ambiente de trabalho positivo
O ambiente de trabalho influencia bastante no dia a dia do colaborador. Por isso, é essencial que ele se sinta bem e confortável em estar ali, já que consome grande parte do seu dia e isso irá refletir em seus resultados.
E o ambiente de trabalho vai além da estrutura física – que também é importante, mas fala muito mais da experiência do seu colaborador. Da relação com os colegas, seus líderes e com a cultura organizacional.
Para se criar um ambiente positivo é preciso que exista uma comunicação aberta, que sejam construídas relações saudáveis de confiança, que os profissionais sejam escutados e que sejam criadas oportunidades iguais para todos.
#2 Feedback
Aqui vale para os dois lados – líderes e liderados, pois o colaborador precisa ser escutado. Saber que ele tem voz pode deixá-lo muito mais satisfeito.
Além disso, a empresa pode aprender bastante ouvindo quem está ali no dia a dia em diferentes processos e setores.
Por outro lado, o funcionário também precisa de feedback – seja ele bom ou ruim. Não adianta só ir falar com ele quando algo está errado, mas também falar com quando está indo no caminho certo. Feedback assertivo: veja como colocar em prática!
#3 Reconhecimento e recompensas
A gente sabe que todo mundo tem deveres e obrigações no trabalho. Mas não tem nada mais motivador que o reconhecimento e a recompensa.
E não precisa ser nada de outro mundo. Comemorar as pequenas vitórias com o seu time já é um reconhecimento.
Quando o colaborador é reconhecido por um bom trabalho isso levanta a sua moral, satisfação e, consequentemente, sua produtividade.
Metas alcançadas podem ser comemoradas em happy hours, com uma folga, prêmios e outras coisas que mostrem que ali o seu trabalho é recompensado e reconhecido.
Outra forma é o investimento nas habilidades do colaborador através de cursos, treinamentos, aprimoramento e desenvolvimento de novas capacidades.
#4 Envolvimento e engajamento
Envolver e engajar seus colaboradores é uma parte fundamental para que eles estejam satisfeitos.
Através do envolvimento e engajamento se transforma o ambiente de trabalho de forma positiva. Melhora a relação entre os colaboradores, líderes, CEOS e isso passa para o cliente final.
Escutar o colaborador, realizar ações de socialização dentro e fora do ambiente de trabalho, deixar claro a cultura organizacional e a coloca em prática também.
#5 Mensurar e avaliar
Para que isso não fique na teoria e sejam feitas ações que possam dar pouco retorno, é importante medir e avaliar.
Podem ser feitas pesquisas de satisfação separadas por categorias como trabalho em equipe, feedback, comunicação, informações, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, ambiente de trabalho, auto avaliação, etc.
Ao realizar os feedbacks para com os colaboradores, pedir que eles também falem é uma forma de avaliar se o que tem sido feito está de acordo com as expectativas.
A empresa precisa estar atenta às necessidades dos seus funcionários para que dessa forma eles estejam satisfeitos e que possam crescer juntos da melhor forma possível.
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