A cultura digital ficou ainda mais em evidência com a pandemia da COVID-19. As empresas precisaram se adaptar à nova realidade. Como a sua empresa está lidando com essa transformação? Ela está conseguindo se manter fiel aos seus valores?
O que é uma cultura digital?
A transformação digital, que já era um processo importante nos últimos anos, virou algo urgente no cenário atual.
A cultura organizacional da sua empresa precisa estar alinhada com essa transformação da cultura digital e até ser alterada, se for o caso. Veja agora – Cultura Organizacional: 5 boas práticas para manter os colaboradores produtivos e satisfeitos!
A cultura digital em uma empresa tem que existir entre o CEO, os líderes e os colaboradores. A inclusão de novas tecnologias tem que vir para melhorar os negócios, agilizar processos e também ajudar no dia a dia da organização.
Como construir uma cultura digital?
#1 União
É isso mesmo, o primeiro passo é que todo mundo deve estar disposto a aprender e saber que vão existir desafios, mas que unidos irão conseguir.
Os CEOs e líderes devem participar mais ativamente dessa cultura digital marcando presença em eventos, seja de trabalho ou de descontração.
#2 Escute seu time
Não basta fazer reuniões periódicas, tire um tempo para falar individualmente com cada membro do seu time – a saúde mental do seu colaborador é fundamental para conseguir uma boa cultura digital.
Mas as reuniões periódicas são importantes, dê feedback e também peça que sua equipe dê feedbacks. Comemore cada pequena conquista!
#3 Invista em educação
Educação é fundamental para uma sociedade e em uma empresa não seria diferente.
Investir em uma cultura digital também pede que se invista na capacitação dos seus colaboradores. É o chamado Lifelong Learning ou educação continuada – o conhecimento não pode parar.
Seu colaborador não pode ter medo de ficar de fora pela falta de conhecimento em algo inovador dentro da empresa, ele tem que saber que a empresa vai dar condições para que ele aprenda. Isso é a chamada inclusão digital!
Escute também: RHs no futuro pós-covid e a nova relação com seus talentos!
Voltar