Fez um crédito consignado e foi demitido? Quer pedir um empréstimo, mas tá com medo de não honrar o compromisso em caso de demissão? Esse texto é pra você, fique atento!
Crédito consignado
A modalidade de empréstimo é bastante procurada por ter os juros mais baixos do mercado. Por que isso acontece?
Porque ele é descontado diretamente na folha de pagamento e isso dá garantia à instituição financeira, já que você nem vê o dinheiro na sua conta, ele vai direto quitando a parcela da sua dívida.
Em 2020 tiveram algumas mudanças, onde a margem de crédito passou de 35% para 40%, sendo 35% para o empréstimo consignado e 5% para cartão de crédito para aposentados e pensionistas do INSS.
Além disso, a taxa de juros reduziu de 2,08% para 1,8% ao mês no crédito consignado e de 3% para 2,7% nas operações pelo cartão de crédito.
Crédito consignado privado: compensa?
Como fica quando o colaborador é demitido
Em caso de desligamento, a dívida perdura independente se o colaborador está trabalhando ou não, vira quase que um empréstimo pessoal. Dívidas: 5 dicas práticas para renegociá-las
O indivíduo tem duas opções:
– Quitar de uma vez o restante das parcelas;
– Renegociar, mas com possível aumento nas taxas de juros.
Ficou desempregado? 5 dicas para você cuidar do seu dinheiro nesse momento difícil!
Educação Financeira
É importante que se tenha uma reserva de emergência justamente para que, em casos como este, você consiga pagar seus gastos fixos – incluindo um eventual crédito consignado – até se realocar no mercado.
É muito importante que exista organização e um planejamento para que nada saia do controle.
#1 Faça uma lista de todos os seus gastos fixos e se não fazia antes, a partir de agora anote tudo que entra e sai por meio de aplicativos ou através de uma planilha de gastos.
#2 Priorize as dívidas;
#3 Corte todos os gastos extras;
#4 Acompanhe as dicas do Grupo H em nosso blog e Youtube para economizar e como conseguir uma renda extra.
A educação financeira é fundamental nessas horas, por isso comece o quanto antes. Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários e vamos trocar uma ideia!
Veja como melhorar o seu comportamento financeiro!
Voltar