Educação Financeira 28 de julho de 2020 Imagem de seta

Ficou desempregado? 5 dicas para você cuidar do seu dinheiro nesse momento difícil

imagem de capa de blog com um fio de varal e um papel pregado com o desenho de coração representando dicas para economizar se você ficou desempregado

Ficou desempregado e não sabe como organizar a sua vida financeira? Esta é – infelizmente – a realidade de muitos brasileiros. Mas calma, a gente vai te ajudar. Fica ligado nessas dicas!

5 dicas para cuidar do seu dinheiro estando desempregado

#1 Analise a situação

Primeiro, você deve ver se tem algum valor à receber  na rescisão do seu contrato ou se tem direito ao seguro desemprego. Coloque em uma planilha todo dinheiro que vai entrar, assim como uma média de qualquer renda extra.

Se você tiver uma reserva de emergência – é sinal que você vem acompanhando este blog e está tranquilo, mesmo em uma situação difícil como esta.

Se não tem, é importante que uma parte do dinheiro que entrar a partir de agora seja reservada para estes momentos de crise.

Baixe agora gratuitamente nossa planilha de gastos e tenha controle da sua vida financeira!

planilha de gastos

#2 Planejamento

Após colocar tudo que está para receber, você precisará apontar todos os seus gastos essenciais e os não essências. É o momento de estabelecer prioridades.

Qualquer gasto supérfluo deve ser cortado ou no mínimo reduzido, saídas (festas, bares, restaurantes, etc), presentes, TV a cabo, serviços de streaming (Netflix, Prime, HBO, etc) e os aplicativos de delivery (iFood, Rappi, entre outros).

#3 Esqueça o cartão de crédito

Fazer mais dívidas em um momento como este é um tiro no pé, né? Com altos juros rotativos, ou seja, a taxa cobrada se você não pagar ou efetuar o pagamento do valor mínimo, o melhor é deixar  o cartão esquecido no fundo da gaveta neste momento.

#4 Organize suas dívidas

Pode parecer difícil, mas é o momento de organizá-las. Caso não seja possível continuar pagando, é necessário que entre em contato com os credores para explicar a situação e negociá-las, diminuir os juros ou buscar alternativas para não ficar com o nome sujo. Não tenha vergonha de contar sua situação. 

#5 Procure uma renda alternativa

Enquanto busca um trabalho na sua área de atuação, você vai continua pagando contas, então é hora de pensar fora da caixa e procurar uma forma de ganhar dinheiro.

Ficando desempregado, muita gente começou a fazer e vender máscaras na pandemia como fonte de renda, por exemplo. É possível ganhar um dinheirinho a mais fazendo o que gosta!

Use uma parcela do dinheiro para fazer atividades de qualificações na sua área (pós, especialização, cursos, etc) para conseguir um novo emprego de forma mais rápida. Confira agora como se estabelecer no mercado durante a pandemia!

O importante é não entrar em desespero, sentar com calma e organizar as suas finanças para sair dessa situação o mais rápido e da melhor forma possível.

Veja também: Organização financeira – Como colocar a casa em ordem!


Voltar