Com o aumento do número de e-commerce, as compras on-line dispararam durante esse período de pandemia. Veja como economizar!
Aumento das compras online
É verdade que acabamos por nos desfazer ou diminuir de vários gastos como academia, salão de beleza, ida a restaurantes e bares, cinema, entre outros.
Mas logo veio a compensação com as compras online com aplicativos de exercício físico, meditação, streamings, delivery, etc. Comprar na pandemia – 6 coisas que você não precisa e seu bolso agradece!
Com um cenário tão instável, pois por mais que a vacinação tenha começado, ainda é muito cedo para dizer como ficará a economia. Portanto, é importante ter inteligência para comprar de forma consciente.
5 dicas para economizar nas compras online
#1 Anote tudo
É isso mesmo, quando se olha tudo anotado é que se tem noção do que se gasta. Para facilitar sua vida fizemos essa planilha de gastos pessoais totalmente gratuita!
Além disso, para cortar qualquer gasto é preciso saber o que você está pagando e se realmente está utilizando. Não adianta ter todos os streamings e só assistir a um ou dois deles. Priorize!
#2 Fique atento aos descontos
Parece óbvio e até mesmo perigoso essa fala, né? Mas calma! Quando falamos em ficar atento aos descontos é quando você já tem tudo anotado do que você ganha e o que gasta.
Alguns aplicativos oferecem um grande abatimento no valor quando você paga o ano todo e quando é algo que você realmente usa, vale a pena pegar esse desconto.
Produtos que tem um bom prazo de validade e estão sempre no seu dia a dia como os de limpeza pode valer a pena pesquisar os preços em atacados, que oferecem um bom desconto ou comprar em maior quantidade quando estiverem em promoção.
#3 Cuidado com o período de teste
É comum ver no mundo digital um período de teste para assinar jornais, revistas, aplicativos, etc.
E mais comum ainda é encontrar quem tenha esquecido a data do fim do período de teste e acabar sendo cobrado.
Portanto, fique atento à lista de assinaturas dos seus aplicativos e aos seus extratos – melhor ainda se colocar um lembrete no seu celular ou em um post it para não perder o prazo de cancelamento.
#4 Pesquise e não tenha vergonha de pedir descontos
Quando estiver pensando em comprar algo que não seja urgente, pesquise em lojas diferentes e acompanhe a evolução de preço.
Veja se tem desconto à vista, por exemplo, mas, se não tiver, pergunte. Em lojas menores, onde é possível falar com o próprio dono, não deixe de pedir descontos, mesmo nas compras online.
Vale a pena também esperar pelos meses de maiores descontos. Alguns shoppings entram em liquidação em janeiro, também temos o Dia do Consumidor (15 de março) e a Black Friday em novembro.
Os e-commerce, muitas vezes, oferecem preços mais baratos do que as lojas físicas, pois demandam menos gastos, então pode ser melhor realizar as compras online.
#5 Invista
Sim, um dos maiores atrativos do momento é o cashback. Muitas empresas já oferecem esse benefício, onde você tem recompensa pelo que gastar.
Além disso, é importante que quando conseguir fazer os seus cortes e economizar, você utilize parte desse dinheiro para investir e fazer o dinheiro render. Não sabe por onde começar a investir? Veja essas 6 super dicas!
Fique atento a possíveis fraudes e promoções enganosas. Gastando com consciência é possível ter o que você deseja sem se apertar.
Voltar