Conteúdo para RH 14 de setembro de 2021 Imagem de seta

Anywhere office: tudo o que precisa saber

Mulher de óculos e cabelos ondulados sentada no chão, encostada em um sofá branco, com um notebook no colo representando o anywhere office

O Anywhere office é o assunto do momento. Mas você sabe o que é? Sua empresa já tem adotado? Veja os desafios e os benefícios dessa modalidade de trabalho!

O que é anywhere office?

Muitas empresas já faziam home office e outras tiveram que se adaptar por conta da pandemia da COVID-19. Apesar dos desafios, muitas empresas resolveram adotar permanente esta modalidade de trabalho.

A diferença é que no anywhere office o trabalho é 100% remoto, ou seja, a pessoa nunca precisa ir para a sede da empresa permitindo que se trabalhe como o nome diz anywhere – traduzido do inglês para “qualquer lugar”.

Isso acaba por fazer com que as pessoas do interior, por exemplo, possam trabalhar para empresas das capitais, de outros estados e até de outros países.

Também possibilitou a migração das pessoas para as cidades menores buscando mais qualidade de vida e saindo do caos da cidade grande.

Desafios do anywhere office

Os desafios são basicamente os mesmos do home office, os líderes encontram dificuldades para gerir e motivar os seus colaboradores.

Muita gente acha ótimo poder trabalhar de qualquer lugar, seja em café, coworking, restaurante, na praia, no parque e até poder viajar com mais frequência mudando o cenário do trabalho.

Porém, muitos não gostam muito da ideia de não ter aquele contato humano do olho no olho, do cafezinho, do almoço da firma, as confraternizações e happy hours que não sejam virtuais. E isso foi o maior desafio nessa pandemia.

A falta de contato humano prejudicou bastante a saúde mental de muitos colaboradores e os líderes tiveram o grande desafio de manter até a sua própria saúde mental em dia.

Claro que estamos falando de uma pandemia e o assunto por si só mexe com a cabeça das pessoas, ficar trancado dentro de casa com medo de algo invisível é algo assustador.

À medida que isso for melhorando, as pessoas podem voltar a ir aos cafés, aos coworkings ou trabalhar sozinho em casa se for um dia que ele não esteja querendo ver ninguém, entende? 

As relações não acabaram e se pensar direitinho, dessa forma o indivíduo conhece novos lugares e novas pessoas.

As empresas, principalmente através do seu RH, podem oferecer todo apoio psicológico para os seus colaboradores e também promover ações através dos líderes para quebrar essas distâncias.

É importante que os colaboradores vejam tudo isso como um grande avanço e que a distância não acaba com as relações e sim possibilita um novo mundo e um intercâmbio cultural sem sair de casa.

Teletrabalho Blog B

Quais os benefícios do anywhere office?

Apesar de ter ganho mais notoriedade em 2021, em pesquisa feita em 2019 por Harvard já mostrava que trabalhar de qualquer lugar era mais produtivo que trabalhar na empresa ou em casa. E não para por aí.

  • Para os colaboradores

#1 Redução do custo de vida 

Muitos colaboradores moravam perto do trabalho ou pelo menos não tão longe e acabam gastando muito com aluguel, por exemplo.

Mesmo recebendo o vale-transporte, muitas vezes acaba gastando a mais com a utilização de aplicativos de transporte privado, seja por um atraso, por conta do clima etc.

#2 Inovação

A geração Z busca cada vez mais empresas inovadoras e é uma geração que não tem medo da rotatividade de trabalho – segundo pesquisa do Ibope, 96% dos entrevistados procuram um ambiente moderno para trabalhar.

O anywhere office se torna perfeito para essa geração que busca inovação, flexibilidade, foco na produtividade e não nas horas de trabalho e novos desafios.

#3 Produtividade

Imagina poder trabalhar hoje na praia, amanhã em um café, no outro dia em coworking, depois em casa mesmo junto da família – isso o anywhere office traz para o indivíduo.

Há quem mude até de estado ou país, viva na estrada, basta um bom ponto de internet e o local de trabalho está estabelecido.

Essas possibilidades atraem pessoas que buscam esse tipo de trabalho e isso aumenta a sua produtividade.

  • Para a empresa

Gigantes como a Dell, Amazon e American Express já aderiram ao anywhere office e muitas estão seguindo os seus passos.

#1 Sem fronteiras

Com o anywhere office é possível ter colaboradores de qualquer parte do mundo agregando com diferentes culturas e experiências diferentes que pode ser muito positivo se bem direcionado.

#2 Flexibilidade e produtividade

O foco é na produtividade, então acertado previamente pode-se trabalhar em horários que seriam não convencionais, mas que funcionam para determinado time ou colaborador.

A perspectiva de mudar o ambiente de trabalho também auxilia para o aumento da produtividade.

#3 Diminuição dos custos

Sem a necessidade de uma sede grande, as empresas baixam os custos a longo prazo de energia, aluguel de salas, entre os gastos necessários para manter os colaboradores em um ambiente físico.

Primeiro, é necessário o investimento tecnológico para permitir que a qualidade do trabalho não caia por uma internet ruim, sistema falho ou computadores ruins, mas depois disso, os custos caem drasticamente.

#4 Novos talentos

Com uma cultura organizacional voltada para a tecnologia, atrai pessoas ligadas à inovação e ao anywhere office.

A mudança e adaptação dos colaboradores é uma coisa, mas depois da transição o público-alvo muda e atrai pessoas que já trabalham remotamente e gostam dessa modalidade de trabalho.

Feedback: você sabe como montar reuniões a distância?

E como fica no âmbito trabalhista?

Do ponto de vista das leis trabalhistas não muda nada. Se o colaborador mora em outro estado ou outro país será regulado igualmente pela CLT.

Não tem direito ao controle da jornada de trabalho ou horas extras, porém tem ao FGTS, INSS, 13º salário, férias etc. Assim como as obrigações do colaborador com o Imposto de Renda continuam as mesmas.

Apenas se o colaborador pretender ter uma residência fixa fora do país que entram algumas complicações em relação ao IR, pois a empresa mantém o pagamento do INSS E FGTS pela empresa local.

Porém, esta é feita em cima de uma remuneração por outras empresas do exterior com uma folha de pagamento espelho – shadow payroll – que não contém o pagamento da remuneração, mas tem o recolhimento do FGTS e INSS.

É importante que a empresa invista em capacitação, traga novos cursos, parcerias com universidades, workshops, palestras e mantenha o time integrado.

Escute também: RH e o trabalho remoto – Respeito pelos limites e cuidado a distancia!


Voltar