Educação Financeira 23 de novembro de 2020 Imagem de seta

13º salário: você tem usado da melhor forma?

bolas de sinuca representando o 13º salário com uma bola de sinuca com o número 13 gravado nela

O 13º salário é esperado por todos os brasileiros, além disso, é um importante aliado para manter – ou pelo menos ajudar – suas contas a ficarem em dia. Mas você tem usado ele da melhor forma? O Grupo H separou algumas dicas que irão te ajudar a usá-lo da melhor maneira possível. Vamos lá? 

Como usar o 13º salário?

Ele foi criado no intuito de ajudar as pessoas com as contas do fim e do começo do ano.

Afinal, no final do ano vem as festas, confraternizações, muitas pessoas escolhem essa época do ano para viajar e é verão no Brasil, então as praias ficam lotadas e por ser alta estação os preços também estão lá em cima.

Além disso, com o começo do ano vem o IPTU, IPVA, seguro do carro, matrícula, material escolar, entre vários outros compromissos financeiros.

Você sabe como calcular o 13º salário? Entenda como é feito esse cálculo!

Mas você usa o 13º da forma correta?

Dentro de um bom planejamento financeiro deve entrar o 13º salário como auxílio para uma boa saúde financeira.

#1 Dívidas

Priorize a quitação das dívidas. Analise suas pendências e tente entrar em um acordo para liquidá-las. Demora para limpar o nome? Confira!

Se você está com o nome sujo, essa é uma ótima oportunidade de limpá-lo, pois nessa época do ano o Serasa sempre faz um feirão para limpar o nome das pessoas com melhores acordos.

Outras instituições financeiras também aproveitam para fazer acordos com os seus clientes com pendências financeiras.

#2 Contas

Início do ano também pode ser bem salgado para muitas pessoas. Vem o IPTU para quem tem casa e vem IPVA, DPVAT, seguro, revisão para quem tem carro. E para quem tem filho vem matrícula do colégio ou da creche, material escolar, entre outros gastos.

Que tal aproveitar o 13º salário para antecipar essas contas e pagar com desconto? Não tem nada melhor que começar o ano livre desses compromissos, não é?

planilha de gastos

#3 Compras

Para muita gente final de ano é sinônimo de compras, seja para casa, para a família, amigos ou para o seu companheiro (a).

Além disso, novembro traz a Black Friday e muita gente quer aproveitar as promoções. E sim, se tem algo que você está querendo a muito tempo e está precisando, pode ser uma boa hora de comprá-la. Mas fique atento aos perigos da Black Friday!

E mesmo em promoção, tente negociar e comprar à vista pedindo desconto sempre. Não custa tentar, né?

#4 Reserva de Emergência

A pandemia trouxe a tona a importância de ter uma reserva para situações de emergência. E não só ela, desemprego e entre outros motivos podem nos fazer passar por momentos difíceis.

É importante reforçar que não é fácil montar uma reserva, na maioria da vezes, o salário do empregado brasileiros mal dar pra pagar as contas no final do mês. De toda forma, o pouco que você conseguir juntar, é importante para que você tenha no mínimo três meses o valor dos seus gastos mensais guardados.

Se você já tem uma reserva de emergência aproveita para colocar um pouco a mais e se você não tem, o 13º salário pode ser uma ótima forma de começar. Já escrevemos aqui sobre como a reserva de emergência pode te salvar de imprevistos!

#5 Invista

Investimento é um dos pontos de um bom planejamento financeiro. Além de estar com as contas em dia e sem dívidas é importante fazer o seu suado dinheirinho render, não é mesmo? O 13º é uma ótima opção para isso!

É importante que seja separado uma porcentagem do seu salário para os investimentos e não o que sobrar, mas sempre como parte dos seus compromissos mensais.

Aproveite o 13º salário de maneira consciente e inteligente. Quite suas dívidas, pague suas contas, faça sua reserva e invista. Estude sobre Educação Financeira para que você consiga fazer tudo isso sem perrengue!

Seja como for, é imprescindível que haja um bom planejamento. Aproveita que o ano está chegando ao fim e se organize, comece a planejar o próximo ano e conquiste os seus sonhos sem passar sufoco!

Confira o nosso vídeo sobre como usar o 13º salário no nosso canal do Youtube!

Veja também: Liberdade financeira – 10 dicas para alcançá-la!


Voltar