Educação Financeira 14 de outubro de 2021 Imagem de seta

Score: 4 dicas de como aumentar a pontuação e quando usá-lo

Avião voando com um céu alaranjado representando como uma pessoa pode aumentar seu score e melhorar sua vida financeira

O score baixo pode afetar sua vida financeira – especialmente na hora de solicitar um novo cartão de crédito, empréstimo ou financiamento. Mas você sabe o que é e como usá-lo? Veja 4 dicas de como aumentá-lo!

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que o indivíduo recebe de zero a mil pontos mostrando se ele é um bom pagador. Você pode consultá-la gratuitamente no Serasa.

Ele é usado pelas empresas e instituições financeiras na hora de avaliar o indivíduo para realizar empréstimos, financiamentos, liberação de cartão de crédito, aumento de limite etc.

O score aumenta pelo pagamento de contas – pagar em dia também pode aumentar ou diminuí-lo, o método é usado também em países como EUA, Itália e França.

A vantagem de ter um bom score é que isso vai te ajudar na hora de financiar seu carro ou imóvel, solicitar empréstimo, solicitar um novo cartão de crédito ou parcelar uma compra – as empresas vão olhar justamente esses pontinhos.

Mudança no Score

Em maio deste ano, o Serasa anunciou uma mudança no cálculo e chegou a sua versão 2.0, valorizando muito mais um bom pagador do que seu histórico de inadimplência no passado.

Isso porque ter tido o nome sujo poderia afetar bastante o seu score, mesmo tendo ficado no passado e você tenha se tornado um ótimo pagador.

Com o Cadastro Positivo ficou mais fácil ter as informações sobre os hábitos de pagamento das pessoas, analisando melhor o contexto atual das finanças e aumentando o score de crédito.

Agora, com a mudança, uma dívida antiga não prejudica o seu score atual como acontecia na versão 1.0.

Saldo negativo

A gente sabe o quão difícil é conseguir controlar os gastos, ter uma reserva de emergência e estar livre de dívidas, ainda mais nos dias atuais, que com 50 reais não conseguimos comprar quase nada no mercado. Uma comprinha aqui, um remédio ali e BUM, quando vemos já estamos com o saldo negativo.

Esse é o tipo de situação que não conseguimos evitar e fogem do nosso controle, então muita gente acaba indo atrás do cheque especial – sem pensar no seu lado negativo.

Recorrer a esta modalidade de crédito pode ser o começo de uma grande dívida, afinal ele pode chegar a uma taxa de juros de 16% ao mês, ou seja, em vez de ajudar no aperto, pode te endividar ainda mais.

Qual o impacto do crédito negativo?

O Brasil chegou ao seu recorde com 63,4 milhões de pessoas inadimplentes. Segundo a Serasa Experian, a maior taxa está entre as pessoas de 41 e 50 anos e o maior fator entre todas as faixas etárias é o desemprego.

Um grande impacto do crédito negativo é que mesmo após sanar as dívidas, muitas instituições negam pedidos de qualquer tipo de crédito.

Com o crédito negativo, você pode encontrar dificuldades em obter empréstimos, cartões de crédito e qualquer tipo de financiamento.

Com a nova lei do Cadastro Positivo, ficou mais fácil para as organizações descobrirem quem é um bom pagador. Afinal, quanto mais dívidas, menor será o seu score!

4 dicas para aumentar o seu score

Pode parecer óbvio, mas para não deixar seu score baixo é preciso prestar muita atenção no básico.

#1 Não ter dívidas

É muito importante para aumentar o seu score que você pague as contas em dia e não acumule dívidas. Fique atento a data do vencimento, pagar após essa data já tira pontos. Veja como o crédito consignado privado pode te ajudar a diminuir as dívidas!

#2 Ter um histórico em seu nome

Para não ter um score baixo é necessário ter um histórico de compras e contas em seu nome. Pagar em dinheiro pode ser bom, mas não para o score que não registra a compra. E não se engane, colocar o CPF na nota não aparece para o Serasa.

planilha de gastos

#3 Use a tecnologia a seu favor

Ter controle das suas finanças é essencial para não deixar seu score baixo. Existem muitos aplicativos que podem te ajudar nisso:

– Mobills: vai te ajudar a organizar suas contas e controlar seus gastos. Nele é possível controlar seus gastos por categorias, mostrar relatório das contas e dos seus investimentos;

– Guiabolso: você já sincroniza com a sua conta para não precisar cadastrar cada gasto feito e assim calcular suas despesas.  Nele também é possível encontrar sugestões de empréstimos;

– Organizze: neste app você irá colocar sua renda, gastos essenciais e outras informações como o limite do seu cartão de crédito;

– Minhas Economias: lembra como é importante pagar as contas na data do vencimento? Este app foi feito para te lembrar com alertas para não ultrapassar esse prazo.

#4 Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo se tornou automático para todos – pessoa física ou jurídica – que possuem empréstimo, financiamentos, compras a prazo ou consumo continuado (luz, água, telefone etc).

Vale ressaltar que é importante acompanhar para ver todos os seus registros que podem fazer toda diferença no seu score baixo. Veja tudo que você precisa saber sobre o Cadastro Positivo!

É muito importante ficar atento ao seu score para que não tenha problemas em uma situação de emergência ou em negócios no futuro.

Veja mais dicas de como aumentar o seu score!


Voltar