Conteúdo para RH 4 de junho de 2021 Imagem de seta

Remuneração variável: tudo o que o RH precisa saber

braço esquerdo de um homem com camisa social branca e um relógio preto no pulso, com antebraço dobrado e o a mão esquerda virada para cima esperando receber algo, representando a remuneração variável

A remuneração variável é um programa estratégico para a valorização de pessoas. Veja tudo que você precisa saber!

O que é remuneração variável?

Para além da remuneração fixa, na variável o colaborador é recompensado pelo alcance das metas. Em algumas organizações há a remuneração “extra” para as metas da empresa, das equipes, dos setores e individuais. 

Dessa forma, o colaborador é valorizado por todo seu empenho e vê os resultados de todo o seu trabalho em forma dessa bonificação.

Tipos de remuneração variável

#1 Comissão de vendas: Normalmente, a empresa estabelece um valor mínimo de vendas e cada colaborador que bater esta meta ganha um percentual definido previamente do valor total das transações.

#2 Premiações: Podem ser individuais ou por equipe. Geralmente, acontecem de forma anual, após bater as metas estabelecidas para aquele ano. 

#3 Bônus: Aqui, poderíamos dizer que é o extra do extra. As empresas podem utilizar essa estratégia para ações pontuais, como bater a meta antes de determinado dia e ganhar além da sua comissão, trazer um cliente X, etc.

#4 Participação nos lucros: Nesta, as empresas definem um percentual – a ser pago a cada semestre ou anualmente, onde os colaboradores têm esse aumento na sua remuneração com o empenho de todos, já que será de acordo com o lucro total da companhia.

#5 Ações: Muito usada em sociedade, os sócios podem ganhar ações dentro e fora da empresa, dependendo dos resultados.

Vantagens e desvantagens da remuneração variável

Entre as vantagens estão: forte agente motivacional, aumento da produtividade e engajamento, cultura da meritocracia, metas e objetivos alavancados.

E como desvantagem temos que quando não realizado de forma objetiva e transparente pode desmotivar o colaborador.  Também pode ter indicadores incertos e resultados negativos nos negócios quando implementado da forma errada.

Pesquisa de engajamento: aplicando em trabalho remoto

Remuneração variável na prática

Para implantar a remuneração variável na sua empresa, é preciso ter acima de tudo objetividade e clareza. O RH precisa passar para os colaboradores exatamente quais são as metas a serem batidas.

Como serão contabilizadas, quais serão os indicadores de desempenho (KPIs), como será a remuneração e deixar claro a competição como agente motivador.

Deve haver o cuidado para traçar metas em equipe para estimular a colaboração e não a rivalidade pelo “prêmio”.

Quanto maior a transparência, melhor.

É importante existir um acompanhamento do trabalho, enviar relatórios periódicos e mostrar que é interesse de todos que as metas sejam atingidas.

É importante que os líderes também ganhem adicionais em sua remuneração para que também seja recompensado pela responsabilidade da sua função.

Através de um bom planejamento é possível tirar as maiores vantagens e trazer os benefícios desse programa para empresa, ajudando na cultura organizacional – inclusive fortalecendo a employer branding.


Voltar