Conteúdo para RH 3 de agosto de 2020 Imagem de seta

Retorno ao trabalho pós pandemia: veja os cuidados que o RH deve tomar com os colaboradores

Retorno ao trabalho pós pandemia  veja os cuidados que o RH deve tomar com os colaboradores

O retorno ao trabalho deve ser cuidadoso e não só por parte dos colaboradores. Cabe ao RH pensar em estratégias e medidas para garantir a segurança e o bem-estar dos gestores, colaboradores e clientes.

Os setores essenciais nunca pararam e com a flexibilização do isolamento outros setores estão retomando aos poucos as suas atividades, alguns integralmente e outros em diferentes esquemas.

Como será o retorno ao trabalho?

A sua empresa adotou o home office? Como funcionou? Dá para mantê-lo integralmente ou em um ou mais dias na semana? Como isso impactará nos meus custos e nos meus negócios?

Essas perguntas devem estar na pauta do RH junto aos gestores para criar um plano de ação da retomada ao ambiente de trabalho. 

Em pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi apontado que 30% das empresas que adotaram o trabalho remeto na pandemia, vão continuar trabalhando desta forma.

E na pesquisa feita pelo ISE Business School, 80% dos gestores aprovaram o home office.

A volta ao ambiente física implica em mudanças na rotina e os cuidados vão além do distanciamento e higienização, além da obrigatoriedade de máscaras. 

Também deverá ser incluído no planejamento um trabalho de conscientização individual e coletiva, cuidados com a saúde física e mental dos colaboradores e fiscalização.

Qual o papel do RH no retorno ao trabalho?

É papel do RH cuidar da empresa, dos gestores e dos colaboradores. É nessa linha de pensamento que ele se torna essencial para o retorno ao trabalho.

Nunca foi tão importante conhecer os seus colaboradores, esse conhecimento será a peça-chave para o trabalho do RH nesta retomada.

Veja com o People Analytics é o raio x dos dados dos seus colaboradores!

O RH deve ser flexível em momentos como estes, pois muitos colaboradores tem filhos e as escolas ainda não retomaram as atividades e também existe a situação de não poder enviar, pois podem ser do grupo de risco.

1. Faça um mapeamento dos seus colaboradores: 

O grupo de risco vem em primeiro lugar, se for possível, a retomada deles deverá ser adiada.

Se não for possível, deve fornecer todos os equipamentos de segurança e aferir a temperatura duas vezes ao dia – se estiver acima de 37,3% pedir para que retorne para casa.

Os papais e mamães devem ser estudados com cuidado também, se o trabalho pode ser feito de maneira remota, se pode trocar de horário com quem não tem filhos, se pode adiar esta retomada até que as aulas voltem, etc. 

É importante que seja avaliado como foi o trabalho de cada colaborador neste período, se ele ficou mais ou menos produtivo trabalhando de forma remota.

Baixe o nosso e-book sobre ferramentas e métodos para medir a performance do seu colaborador!

ferramentas e metodos cta blog

– Biossegurança

Nada mais é que o conjunto de ações destinadas à prevenção, controle, redução ou eliminação dos riscos nas atividades que possam comprometer a saúde dos colaboradores.

O Juizado de Trabalho instituiu uma Medida Provisória (MP 927) para a situação que o país se encontra.

– Ficou suspenso a realização de exames ocupacionais, clínicos e complementares, exceto demissionais, sendo realizados no prazo de 60 dias após o término da pandemia;

– Se o exame ocupacional tiver sido feito a menos de 180 dias, o demissional poderá ser dispensado;

– Os treinamentos previstos nas normas regulamentadoras de segurança, saúde e trabalho ficam suspensos e serão realizados no prazo de 90 dias contado com a data do término da calamidade pública;

– O fornecimento de EPI’s aos colaboradores deverá ser feita obrigatoriamente pela empresa;

Com tudo isto, é papel do RH cuidar, comunicar e treinar.

– Transparência

A comunicação tem que ser feita de maneira clara e transparente. É preciso criar protocolos de prevenção e para os casos de suspeita de COVID-19.

O RH deve ter um canal de comunicação com a empresa inteira – do CEO aos gestores e colaboradores, dessa forma diminui os ruídos de comunicação e evita propagação de fake news e evita situações de pânico.

Utilizar os meios de comunicação digital para treinamentos online, utilizar as plataformas de vídeo para fazer reuniões, informar SMS, whatsapp ou e-mail, evitando aglomerações.

Para exemplificar, dentro do Plano de Retomada do Grupo H deixamos claro quais serão as medidas adotadas dentro do escritório, para que não hajam riscos entre os colaboradores.

dentro do escritório

Cartazes também podem ser espalhados pela empresa pelos corredores e elevadores com informações e mostrando o uso certo da máscara, dos demais EPI’s e do álcool em gel para que seja um retorno tranquilo e seguro para todos.

Como o exemplo abaixo, colocamos as recomendações dentro do nosso Plano de Retomada, também.

recomendacoes grupo h

Veja também: Os impactos das inovações digitais com a transformação digital no RH!


Voltar