Com a retomada da vida social e a reabertura da economia devido ao avanço da vacinação contra o COVID-19, as pessoas parecem querer “tirar o atraso” do tempo de isolamento e estão abrindo a carteira sem pensar no futuro. Veja 6 dicas para evitar as dívidas!
6 dicas para evitar cair em dívidas com a retomada da vida social
#1 Tenha controle do que sai da sua carteira
É importante que antes de tudo você saiba para onde está indo seu dinheiro todo mês. Muitas vezes, as pessoas só têm noção do motivo das dívidas quando colocam tudo para o papel.
#2 Planeje suas saídas
Você não precisa parar de sair nessa retomada da vida social, mas é importante que depois de organizar seus gastos seja possível separar o quanto você pode gastar por saída.
Dessa forma, você também vai conseguir limitar quantas vezes poderá sair para comer fora ou ir para um barzinho e não extrapolar esse limite.
#3 Reveja os serviços contratos
Com mais tempo em casa, teve gente que contratou todos os serviços de streaming, né?
Fez aquela assinatura premium de delivery, clube de assinatura, entre outros serviços que com a retomada da vida social e com a saída do home office e de volta pro escritório acaba sendo um dinheiro jogado fora.
#4 Liquidação não é sinônimo de necessidade
Olhe todo o seu guarda-roupa e utensílios antes de sair comprando só porque está em liquidação.
A gente sabe que com a retomada da vida social, também aparecem muitas promoções para atrair o consumidor de volta à ativa nas comprinhas também. Mas você realmente precisa disso agora?
Avalie bem antes de sair gastando e se enrolar em dívidas!
#5 Faça uma lista antes de ir ao mercado
Primeiro, é importante que você pesquise em alguns mercados grandes e pequenos próximos a sua casa para comparar os preços.
Com a retomada da vida social, muitos ainda preferem reunir os amigos e a família em casa e com isso vem as bebidas e os petiscos.
Procure comprar apenas quando acabar ou se realmente tiver uma baita promoção e for uma bebida que você sempre toma, por exemplo. Mas procure também por distribuidoras de bebidas e se comprando online também não sai mais barato.
Veja 8 super dicas de como economizar no supermercado!
#6 Viagens – cuidado com as superpromoções
Uma das coisas mais esperadas na retomada da vida social é a possibilidade de poder viajar, não é mesmo?
Muitas agências lançando superpromoções, mas preste bem atenção, pois muitas não oferecem a passagem área – que estão bem mais caras que o normal.
Primeiro, veja se você está em condições de viajar e não ir atropelando seus compromissos financeiros e acabar em dívidas. Depois, veja tudo com antecedência, olhe as datas e verifique as passagens ou se elas já estão incluídas no pacote.
De preferência escolha destinos mais perto que você possa ir de carro com os amigos e a família e que podem dividir a gasolina, que também não está barata, ou verificar o valor de aplicativos de viagens e de ônibus.
Dá para rever os amigos, sair e se divertir sem afundar em dívidas. Seja consciente e organizado que ainda sobra dinheiro para uma viagem nas férias!
Veja também: Como o score impacta no pedido de crédito?
Voltar