Educação Financeira 17 de fevereiro de 2020 Imagem de seta

Procrastinar: entenda como esse hábito pode prejudicá-lo

ilustração de uma mulher pintando as unhas e ignorando o trabalho, representando o hábito de procrastinar

Procrastinar pode se tornar um hábito para você e as pessoas ao seu redor!

Quem nunca ignorou a famosa frase: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.”? Todo mundo, pelo menos uma vez na vida resolveu adiar uma tarefa, um trabalho, uma atividade física, uma dieta, entre outras coisas.

Mas você sabia que tornar disso um hábito pode prejudicar bastante a sua vida?

Apesar de ser algo bem comum na vida das pessoas, procrastinar não deveria fazer parte da sua rotina. Muitos motivos levam as pessoas a adiarem a conclusão de uma atividade: medo de errar, não dar o devido valor àquilo, dar atenção à outras atividades que surgem no lugar de fazer o planejado, etc.

A realidade é que a procrastinação é uma armadilha e estudos mostram que 95% das pessoas procrastinam em algum momento.

Procrastinar não é ter preguiça!

Apesar de ser comumente relacionada à preguiça, a procrastinação é algo bem diferente. Quando você procrastina, você escolhe fazer alguma outra coisa no lugar daquela tarefa que você deveria estar fazendo.

E quando falamos de preguiça, falamos em pouca disposição para o trabalho, ou aversão a qualquer atividade.

Procrastinar é simplesmente o ato de ignorar uma atividade que consideramos chata ou difícil, porém mais importante, para fazermos algo mais agradável.

Procrastinar pode causar consequências negativas

Quando adiamos uma tarefa, estamos reduzindo nossa produtividade, arriscando perder prazos e descumprindo nosso objetivo.

Deixar para fazer uma atividade no último minuto pode ser bastante arriscado, pois seu trabalho poderá ficar incompleto e você corre o risco de cometer muitos erros no processo. Afinal, você ainda terá uma tarefa não muito agradável para cumprir em um curto período de tempo e não irá conseguir fazer qualquer revisão para eliminar esses erros.

A data final do projeto se aproxima e uma vez que essa realidade é restabelecida pelos procrastinadores, é comum que se sintam culpados e/ou envergonhados.

Isso pode causar mais uma razão para procrastinar, tornando um ciclo vicioso.

Procrastinar por um longo período pode desmotivar e causar decepção no trabalho, levando muitas vezes à demissão e até a depressão, em casos extremos.

planilha de gastos

Para todo problema há uma solução

Uma vez que a pessoa entende que é um procrastinador ou que está procrastinando em alguma atividade, é necessário tomar medidas para encerrar esse ciclo e restabelecer a ordem.

1. Reconhecer que está procrastinando é o primeiro passo para mudar essa situação.

Se você:

Deixa por muito tempo uma atividade importante para fazer;

Lê e-mails inúmeras vezes e não decide o que fazer com eles;

Começa uma atividade de alta prioridade e para no meio para fazer um cafézinho ou olhar suas redes sociais;

Preenche seu dia com atividades sem urgência ou importância ao invés de estar fazer uma atividade importante que já estava na sua programação;

Então você está procrastinando.

2. Descubra porquê você está procrastinando

Entender a causa é muito importante para saber que ações tomar a partir daí.

Por exemplo, se você está adiando uma tarefa porque acha ela chata ou tediosa, tome medidas para concluir rapidamente e poder focar nos aspectos do seu trabalho que você acha mais agradável.

A falta de organização também pode levar à procrastinação. Quando você sabe organizar suas atividades e criar cronogramas priorizando tarefas e estabelecendo prazos, é possível concluí-las com mais facilidade.

Veja também:

Como economizar dinheiro para viajar?

Absenteísmo: como resolver esse problema na sua empresa?

3. Adote estratégias para evitar a procrastinação

Este é um hábito que você dificilmente conseguirá deixar da noite para o dia, então tente evitá-lo utilizando o máximo de estratégias possíveis para conseguir acabar de vez com ele.

– Não fique remoendo o passado. Se culpar por ter procrastinado anteriormente pode ser um gatilho para continuar fazendo isso. Se perdoe e tenha uma atitude mais positiva e isso irá reduzir as chances de procrastinar no futuro.

– Se comprometa com o que você precisa fazer. O foco tem que ser em concluir e não evitar. Faça uma lista das suas atividades e determine um prazo.

– Se recompense. Fazer uma atividade desagradável ou difícil para você merece uma recompensa, não acha? Então, porque não se dar um prêmio por ter concluído algo tão desafiador. Você merece e vai te incentivar a cumprir prazos. Olho no prêmio!

– Peça a alguém para acompanhar o andamento da sua atividade, um pouco de pressão ajuda. E se você não tiver alguém para te ajudar, existem alguns aplicativos que podem fazer isso por você.

– Não deixe nada acumular. Mesmo que você saiba que terá mais etapas em uma atividade, faça as que você já tem em mãos.

– Minimize as distrações. Deixe só abas necessárias para aquela atividade abertas, feche as redes sociais, coloque o celular no silencioso e evite ficar em ambientes com televisão, você pode cair em tentação.

Procrastinar pode reduzir o seu potencial e prejudicar a sua carreira, pode interromper o trabalho em equipe e até deteriorar o clima no ambiente de trabalho. Então, mantenha sempre o foco e tome as medidas necessárias para evitar isso. E lembre-se de respeitar os limites da sua mente e do seu corpo!


Voltar