Conteúdo para RH 2 de setembro de 2021 Imagem de seta

Entrevista de desligamento: como realizar um bom offboarding?

Profissional segurando uma caneta e papéis representando uma entrevista de desligamento

A entrevista de desligamento pode ser muito importante para o clima organizacional da empresa. Saiba o porquê e como realizá-la na prática!

O que é entrevista de desligamento?

É um processo em que ocorre uma entrevista no desligamento de um colaborador onde é possível descobrir os motivos das insatisfações dos profissionais.

Em uma empresa que está com alto índice de turnover pode ser uma oportunidade de descobrir os motivos por trás disso através de feedbacks importantes.

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É uma grande oportunidade para poder melhorar tanto em seu processo seletivo, como no onboarding e no dia a dia da empresa.

Com uma boa entrevista de desligamento é possível deixar as portas abertas e não seria incomum um colaborador voltar e, dessa forma, a confiança e a lealdade podem aumentar.

Benefícios da entrevista de desligamento

#1 Employer Branding

Employer branding ou “marca do empregador” é uma forma de como a empresa é vista no mercado de trabalho – a sua imagem.

Quando a empresa tem uma boa reputação com os seus colaboradores, ela atrai mais pessoas interessadas em trabalhar lá e até pode ganhar prêmios como o selo Great Place to Work (GPTW).

O conceito de uma boa marca do empregador vem ganhando mais força na medida que as pessoas querem trabalhar em locais que se enquadre nas suas crenças e valores.

Um RH estratégico, que pensa na experiência do colaborador, tem que saber que a entrevista de desligamento é exatamente a última etapa desse ciclo e fazer disso uma boa lembrança para ele.

#2 Diminuição do Turnover

Ao realizar a entrevista de desligamento é possível identificar os possíveis ruídos de comunicação na empresa. Também se consegue descobrir quais as falhas entre os setores e o que deixa o colaborador insatisfeito.

Na medida que a empresa tem essas valiosas informações, ela consegue melhorar, aumentando a satisfação no ambiente de trabalho e diminuindo a rotatividade dos colaboradores.

Outro ponto positivo da diminuição do turnover, é diminuir os gastos já que diminuindo a rotatividade, diminui os gastos com burocracia e processos seletivos.

Como fazer uma entrevista de desligamento na prática

#1 Consulte com o colaborador se ele deseja fazer a entrevista

Lembre-se que o ponto aqui é deixar o colaborador confortável e não forçar uma situação que pode ser incômoda para ele ou a entrevista irá perder todo o sentido.

Por isso é preciso consultar se é da vontade dele fazer a entrevista, respeitando a sua decisão mesmo que seja por não fazer. 

#2 Timing 

Escolher o momento ideal para fazer a entrevista é fundamental para que tudo corra bem, afinal, esse é um momento muito delicado para muita gente.

Nervosismo, reações negativas e choro podem afetar a coleta das informações. Por isso, é importante que o ex-colaborador esteja calmo e isso não será no dia da demissão. 

A entrevista pode ser marcada, por exemplo, no dia em que o colaborador for levar alguma documentação para realizar a rescisão do contrato. 

#3 Planeje bem a entrevista

O planejamento é muito importante para que todos os pontos necessários sejam abordados e a entrevista seja completa. Veja os principais pontos:

– Motivo do desligamento – em caso de desligamento voluntário;
– Clima organizacional;
– Comunicação interna;
– Relacionamento com supervisores e demais colaboradores;
– Política salarial e de benefícios;
– Condições de trabalho;
– Imagem da empresa.

#4 Escute com atenção

Esse é o momento de ouvir tudo o que o colaborador tem a dizer com atenção, mas também é preciso filtrar bem suas respostas porque muita coisa pode ser dita influenciada pelo emocional que nem sempre é o ideal nesse momento.

É muito importante deixá-lo a todo momento confortável e evitar ou contornar os momentos de possível tensão durante o diálogo. 

#5 Perguntas podem ser feitas durante a entrevista

– Qual o motivo do seu desligamento? (em caso de demissão voluntária)
– Em sua opinião, quais pontos a empresa precisa melhorar? Por quê?
– Qual
a sua opinião sobre as condições de trabalho e sobre as instalações da empresa para o desempenho da sua função?
– Quais
são os seus sentimentos gerais em relação ao período que trabalhou na empresa?
– O que você
gostaria de saber no início da sua jornada na empresa e o que mudaria no processo de onboarding?
– Em sua
opinião, o que falta no pacote de benefícios oferecido?
– Como era 
o seu relacionamento com os gestores e líderes? E com os colegas de equipe?
– Como 
você avalia a política salarial da empresa em relação ao mercado?
– Cite 3
pessoas da empresa que mais tiveram impactos positivos na sua carreira;
– Caso tivesse
a oportunidade, você voltaria a trabalhar na organização? Por quê?
– O que 
você aconselharia para a próxima pessoa que irá ocupar a sua função na empresa?
– Existe
alguma crítica, comentário ou sugestão sobre algum ponto que não foi abordado nas perguntas anteriores?

O ideal é que esse processo seja bem planejado e que o RH implante um processo humanizado de demissão, conduzindo de forma digna e tranquila. 

Além de transformar esse momento em algo “agradável” para o ex colaborador, pode melhorar também a imagem da empresa. Mostrar que mesmo nesse momento sua opinião é importante, é cuidar não só desse colaborador como também da reputação da empresa. 

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