Educação Financeira 17 de março de 2020 Imagem de seta

Liquidação: os perigos dessa época do ano

imagem blog com três sacolas de papel com foco em suas alças representando a liquidaçãoi

Magical Amy Adams GIF - Find & Share on GIPHY

Liquidação é quase uma palavra mágica para os ouvidos de algumas pessoas, fazendo com que elas esqueçam que promoção não é sinônimo de compra inteligente. 

Neste post vamos te mostrar que é preciso ter cuidado com as liquidações, pois as compras devem ser bem avaliadas e é preciso evitar gastar por impulso. Veja como:

Dívidas de liquidação

O grande perigo, principalmente nesse período, não é só adquirir um produto que você não precisa, mas obter uma dívida e comprometer o seu orçamento.

O que muitas vezes acontece é que o consumidor já está endividado pelas compras de fim de ano e chega janeiro querendo “aproveitar” as promoções do período. 

Não esqueça: no início do ano alguns gastos extras ocorrem como IPTU, IPVA, matrícula da escola, compra de material escolar, passeios e viagens, tudo deve ser considerado.

Liquidação Fake News

Quem nunca comprou um produto em uma liquidação e depois percebeu que aquele preço era o preço normal do produto?

Por mais absurdo que pareça, é algo que acontece e é necessário estar atento para identificar as falsas promoções e buscar os seus direitos.

Como já é previsível os preços caírem no mês de janeiro, você já pode ir pesquisando os valores com antecedência. 

Se você está esperando para comprar um produto com um preço mais em conta, faça antes um comparativo em lojas diferentes. Hoje, já existem comparadores de preços online, como o zoom.com.br ou buscape.com.br que podem ajudar nessa análise de preços. 

Se conseguir, guarde materiais publicitários como folhetos, materiais veiculados nas redes sociais, etc. Esse material servirá como prova em caso de uma promoção falsa. 

planilha de gastos

Como aproveitar as liquidações sem sair no prejuízo?

Por mais irresistíveis que as liquidações pareçam é preciso cautela na hora de decidir. Tudo precisa caber no seu orçamento para não te prejudicar futuramente.

Se você já está aguardando pelas liquidações e realmente precisa fazer alguma aquisição, separamos algumas dicas para você comprar sem sair no prejuízo:

1. Compare preços em lojas e esteja atento aos preços dos meses anteriores para saber se realmente a promoção é válida;

2. Analise a real necessidade de comprar o produto. Não compre com pressa porque você pode se arrepender;

3. Evite parcelas longas para não acabar perdendo o controle das suas contas e não passar muito tempo endividado;

4. Caso vá realizar a compra com cartão de crédito fique atento as parcelas que você já possui e quantas faltam para terminar de pagá-las;

5. Se for parcelar, opte pelo número de parcelas em que você não vai pagar juros. 

Você pode aproveitar as liquidações de janeiro, mas lembre-se de fazer suas compras de forma consciente.


Voltar