Conteúdo para RH 4 de maio de 2020 Imagem de seta

Inteligência Emocional no meio corporativo

capa imagem blog com uma torre de pedras empilhadas uma em cima da outra, formando uma pirâmide, representando a inteligência emocional

A inteligência emocional é extremamente importante – tanto para vida pessoal quanto para profissional. No meio corporativo usá-la pode te deixar na frente desde à entrevista. 

Ter êxito no mundo corporativo é algo que todo profissional busca, visando colher bons frutos com seu desempenho. Para obter esses resultados é necessário saber lidar com diversas situações ao mesmo tempo, e algumas delas nem sempre serão agradáveis, e é aí que sua inteligência emocional fará todo diferença.

O que é Inteligência Emocional? 

A inteligência emocional é a capacidade de uma pessoa entender e gerenciar suas emoções. 

Saber fazer isso não só irá ajudar a saber como você se sente em cada situação, mas também a enxergar e compreender o comportamento dos outros colaboradores. 

Qual a importância da inteligência emocional? 

Hoje as empresas não estão buscando apenas um bom currículo, mas sim profissionais com capacidade de enfrentar de forma equilibrada e consciente situações de estresse no dia a dia – isso pode ser percebido desde a entrevista de trabalho, bem como nas atividades diárias. 

Desenvolver a inteligência emocional no trabalho te ajuda a alcançar com maior facilidade e rapidez o sucesso profissional.

Hoje, indispensável aos cargos de liderança, a inteligência emocional auxilia nas atividades de planejamento, gestão e organização empresarial.

Sendo possível otimizar o trabalho em equipe, ter maior percepção dos seus sentimentos e dos demais colaboradores – além de gerar maior motivação pessoal para alcançar os resultados. A consequência é um aumento da qualidade de vida profissional. 

imagem capa chamada ebook tendências de recrutamento e seleção

Como Desenvolver a inteligência emocional?

Ter consciência dos seus sentimentos é o começo de tudo, mas você sabe como colocar em prática?

– Conhecimento das emoções

Reconhecer suas emoções é importante, mas além disso é preciso observar como você reage às situações de estresse. É necessário entender como cada uma dessas situações te fazem sentir e entender quais comportamentos estão atrapalhando o desenvolvimento das ações, assim é possível mudar e agir da melhor forma para resolver conflitos.

– Empatia

O Q.I emocional elevado traz consigo uma capacidade enorme de entender as emoções do próximo e se colocar em seu lugar.

Se colocar no lugar dos outros colaboradores demonstra uma qualidade de liderança e respeito ao próximo, ajudando a reduzir conflitos. Dessa forma é mais fácil que todos tenham mais disposição de ajudar uns aos outros.

– Automotivação

Se você consegue controlar suas emoções e não deixar que a negatividade atrapalhe seus objetivos, você está utilizando sua automotivação. Afastar sentimentos que podem afetar nossa evolução profissional. É preciso enxergar as situações de forma positiva, enxergar soluções para problemas e não apenas obstáculos.

Inteligência emocional é um diferencial no meio corporativo e é preciso grande esforço e autoconhecimento para colocá-la em prática e atingir o sucesso profissional. 

Significa pensar antes de agir, ser racional e enxergar as coisas exatamente como elas são e essa habilidade traz benefícios não só ao profissional, mas também para a empresa. 


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