A inteligência emocional é extremamente importante – tanto para vida pessoal quanto para profissional. No meio corporativo usá-la pode te deixar na frente desde à entrevista.
Ter êxito no mundo corporativo é algo que todo profissional busca, visando colher bons frutos com seu desempenho. Para obter esses resultados é necessário saber lidar com diversas situações ao mesmo tempo, e algumas delas nem sempre serão agradáveis, e é aí que sua inteligência emocional fará todo diferença.
O que é Inteligência Emocional?
A inteligência emocional é a capacidade de uma pessoa entender e gerenciar suas emoções.
Saber fazer isso não só irá ajudar a saber como você se sente em cada situação, mas também a enxergar e compreender o comportamento dos outros colaboradores.
Qual a importância da inteligência emocional?
Hoje as empresas não estão buscando apenas um bom currículo, mas sim profissionais com capacidade de enfrentar de forma equilibrada e consciente situações de estresse no dia a dia – isso pode ser percebido desde a entrevista de trabalho, bem como nas atividades diárias.
Desenvolver a inteligência emocional no trabalho te ajuda a alcançar com maior facilidade e rapidez o sucesso profissional.
Hoje, indispensável aos cargos de liderança, a inteligência emocional auxilia nas atividades de planejamento, gestão e organização empresarial.
Sendo possível otimizar o trabalho em equipe, ter maior percepção dos seus sentimentos e dos demais colaboradores – além de gerar maior motivação pessoal para alcançar os resultados. A consequência é um aumento da qualidade de vida profissional.
Como Desenvolver a inteligência emocional?
Ter consciência dos seus sentimentos é o começo de tudo, mas você sabe como colocar em prática?
– Conhecimento das emoções
Reconhecer suas emoções é importante, mas além disso é preciso observar como você reage às situações de estresse. É necessário entender como cada uma dessas situações te fazem sentir e entender quais comportamentos estão atrapalhando o desenvolvimento das ações, assim é possível mudar e agir da melhor forma para resolver conflitos.
– Empatia
O Q.I emocional elevado traz consigo uma capacidade enorme de entender as emoções do próximo e se colocar em seu lugar.
Se colocar no lugar dos outros colaboradores demonstra uma qualidade de liderança e respeito ao próximo, ajudando a reduzir conflitos. Dessa forma é mais fácil que todos tenham mais disposição de ajudar uns aos outros.
– Automotivação
Se você consegue controlar suas emoções e não deixar que a negatividade atrapalhe seus objetivos, você está utilizando sua automotivação. Afastar sentimentos que podem afetar nossa evolução profissional. É preciso enxergar as situações de forma positiva, enxergar soluções para problemas e não apenas obstáculos.
Inteligência emocional é um diferencial no meio corporativo e é preciso grande esforço e autoconhecimento para colocá-la em prática e atingir o sucesso profissional.
Significa pensar antes de agir, ser racional e enxergar as coisas exatamente como elas são e essa habilidade traz benefícios não só ao profissional, mas também para a empresa.
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