Educação Financeira 30 de março de 2021 Imagem de seta

Imposto de Renda 2021: Como receber a restituição?

imagem de um leão olhando para a sua direção com a imagem recortada ao redor de sua silhueta representando o imposto de renda

O Imposto de Renda é um dos principais assuntos do início do ano, pois as declarações são entregues entre 1º de março e 30 de abril. Mas você sabia que quanto mais cedo você declarar, mais rápido será restituído? Fique atento!

Como funciona a restituição do Imposto de Renda?

A restituição acontece quando, após declarar o seu Imposto de Renda, o Governo constata que você declarou mais do que deveria e devolve essa parte da sua contribuição.

Quem recebe desconto no Imposto de Renda pode ter uma restituição maior por conta disso, como no caso de quem tem dependentes, gastos com despesas médicas, com educação, aposentadoria privada, entre outros.

Quanto mais deduções você tiver, mais chances de ter restituições. É importante saber também que todo contribuinte que trabalha de carteira assinada tem o Imposto de Renda retirado de forma automática e se for a sua única forma de renda, não tem mais o que pagar ou receber.

Como será feita a restituição em 2021?

A declaração começou a ser entregue no início de março, certo? Se você ainda tem alguma dúvida clique aqui e saiba tudo sobre o Imposto de Renda 2021!

E a restituição será feita de acordo com a entrega da sua declaração. Se você o entregou logo no início, significa que será um dos primeiros a recebê-la após os preferenciais – idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves e professores.

Como é feito o pagamento?

A Receita Federal paga a restituição do Imposto de Renda em cinco lotes e este ano acontece mais cedo – anteriormente o pagamento se estendia até dezembro. 

Neste ano, o primeiro tem data para 31 de maio, o segundo para 30 de junho, o terceiro para 30 de julho, o quarto para 31 de agosto e o quinto em 30 de setembro.

Uma semana antes da data de abertura do lote você pode acessar o site da Receita Federal e conferir se o seu pagamento foi liberado para utilizando o seu CPF e a data de nascimento para acesso ao portal.

Organização e planejamento do Imposto de Renda

Sim, para receber a restituição o mais rápido possível é necessário organização e planejamento. Quanto mais cedo organizar o seu Imposto de Renda, mais rápido receberá.

#1 Separe a declaração de Imposto de Renda do ano anterior e caso não haja muitas mudanças, irá facilitar o processo de entrega – caso não tenha, solicite a Receita;

#2 Solicite os informes de rendimento a sua empresa e instituição financeira – em caso de dependentes também;

#3 Separe os comprovantes de gastos com educação e saúde – despesas médicas, mensalidade de escola ou faculdade, etc;

#4 Caso tenha trocado de emprego, venda de imóveis, carro ou bens, recebido herança, pensões ou benefício do governo, tudo deve ser informado – tenha essas informações separadas com antecedência.

Também é possível receber a restituição em forma de empréstimo junto ao banco que irá receber o valor com juros.

Educação Financeira

Tenha muita atenção ao solicitar a antecipação em forma de empréstimo – só faça se realmente for um caso de urgência.

Mas é importante que haja um planejamento financeiro para que isso não aconteça e esse dinheiro seja usado de outras formas – inclusive como uma reserva de emergência.

Organize seus gastos, tenha controle de tudo que entra e sai e inclua uma média da sua restituição. Desta forma, este dinheiro poderá ser usado para alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos – tudo é possível através do planejamento.

planilha de gastos

Fique atento e acompanhe o processo após a entrega da declaração do seu Imposto de Renda, pois pode haver erros ou inconsistências nas informações (Malha Fina) e, assim, atrapalhar o recebimento da sua restituição.


Voltar