Conteúdo para RH 20 de março de 2020 Imagem de seta

Gestão de pessoas: 8 livros que todo RH deve ler

imagem de capa de blog com um braço na vertical segurando uma pilha de cinco livros

Conhecimento pode ser sinônimo de estratégia e na gestão de pessoas não é diferente.  Todo profissional, seja de recursos humanos ou não, deve buscar cada vez mais aprendizado.

Para isso, existem várias formas de adquirir conhecimento – e os livros podem contribuir de uma forma divertida e leve. Seja qual for a sua preferência de leitura, fica ligado que vamos te dar algumas dicas de livros.

8 livros essenciais para gestão de pessoas

1 – “Mindset: a nova psicologia do sucesso” –  Carol Dweck 

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O Mindset é a atitude da sua mente em relação a tudo. Para ter sucesso em qualquer área, a forma como você lida com as situações, principalmente com as adversas, fazem toda a diferença na hora dos resultados.

A autora promete mudar sua visão sobre o mundo e um profissional de RH com o certo mindset vai impulsionar a sua carreira e os negócios.

2- “Gestão de Pessoas: um novo papel de Recursos Humanos nas Organizações” – Idalberto Chiavenato 

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Mostrando ações essenciais de gestão. Tudo o que você precisa saber sobre a rotina desse trabalho e tudo que é necessário para fazer um trabalho completo e de sucesso.

3 –  “Como dizer? – A arte de dar e receber feedback” – Eliana Pitta

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Dar feedbacks é um trabalho difícil, principalmente quando ele é construtivo. Nesse livro, a autora reúne várias dicas para melhorar o relacionamento entre o gestor e a equipe. Leia também “Como colocar em prática o feedback assertivo!

4- “Conversas Cruciais” – Kerry Patterson

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Ainda sobre o tema da comunicação e a importância do diálogo, esse livro traz diversas técnicas sobre como manter um espaço positivo por meio do diálogo. Esse livro é fruto de 25 anos de pesquisa com mais de 20 mil pessoas.

5 – “Descubra seus pontos fortes” – Marcus Buckingham

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Gerir pessoas é saber que elas são o coração da empresa, o elemento crucial na hora de alavancar os negócios. Nada melhor que investir e ajudar o seu colaborador a se desenvolver.

Neste livro, o gestor aprende que não é nas fraquezas do time que deve ser o foco e sim, nos pontos fortes. Além disso, o autor dar dicas de como desenvolvê-los ainda mais.

6 – “Coaching para aprimorar o desempenho: os princípios e a prática do coaching e da liderança desenvolvendo o potencial e o propósito humanos” – John Whitmore

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Vários exemplos práticos, dicas e a importância do desenvolvimento da equipe para o sucesso do RH.

Livro ilustrado com os princípios do treinamento, com foco no aumento do desempenho que irá contribuir para que o seu colaborador consiga utilizar todo o seu potencial e colocá-lo em prática.

7 – “Inteligência Emocional” – Daniel Goleman

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Uma das mais importantes soft skills e, que faz toda a diferença no dia a dia da empresa e nos momentos de tomada de decisão é a inteligência emocional.

O seu desenvolvimento é fundamental tanto para um grande gestor, quando para uma excelente equipe.

8 – “Execução: a Disciplina para Atingir Resultados” – Ram Charan & Larry Bossid

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Toda teoria é importante e é através dela que conseguimos fazer um bom planejamento.

Esse livro vai te ajudar para que o seu planejamento estratégico não seja só teórico e você consiga executá-lo de maneira eficiente.

Através da leitura, o RH pode se tornar ainda mais eficiente melhorando o desempenho da sua equipe. Uma boa leitura a todos!


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