Afinal, o que empréstimo consignado privado tem a ver com o meu colaborador? Não há nada mais importante para uma empresa que um funcionário satisfeito, disposto e feliz – além de melhorar o clima no local de trabalho, o rendimento individual e coletivo desse colaborador aumenta, além da forma como ele realiza suas atividades e se relaciona com seus colegas de trabalho.
Frequentemente esse rendimento vem sendo medido pela situação financeira em que esses colaboradores se encontram. O cálculo é simples: quanto mais endividados, mais estressados, cansados e com menor rendimento.
Porém aqueles que têm controle sobre suas finanças costumam ser mais produtivos, refletindo na saúde financeira da organização.
E como ajudar esses colaboradores a vencer esses desafios?
Empréstimo Consignado Privado – mas que seja consciente
É cada vez mais comum a procura pelo empréstimo consignado privado – em que o valor do empréstimo é descontado diretamente na folha de pagamento do colaborador pelo RH.
Ser transparente nunca é demais
Nós sabemos que ao longo dos anos, o empréstimo consignado privado ficou mal visto. Ainda se remete bastante ao endividamento e acesso ao crédito de forma irresponsável. Por isso, é fundamental o alinhamento desse benefício junto ao RH – para que ele seja concedido de forma consciente e produtivo.
Além disso, cada colaborador tem uma necessidade e representa um risco diferente para a instituição financeira. Nada mais sensato do que avaliar e entender de forma transparente a situação daquela pessoa, avaliando sua urgência e importância de tomar aquele empréstimo, versus outras opções de crédito que o perfil dele disponibiliza.
Hoje, já existem instituições que analisam o perfil de cada colaborador e não apenas a empresa que ele trabalha. Parâmetros como tempo de casa, cargo que ocupa e restrições no nome, fazem parte dessas avaliações. Que tal o funcionário saber e entender esses detalhes para tomar com consciência tal decisão?
O empréstimo consignado não pode endividar
Tenha em mente, que o intuito do crédito não é endividar e aumentar os gastos do funcionário, mas sim, de ser uma alavanca para que ele possa regularizar sua situação financeira (sendo um caminho mais rápido e barato para diminuir suas dívidas), realizar um sonho e conquistar novos objetivos.
Ainda existem muitas outras vantagens de se optar pelo crédito consignado consciente, tanto para o funcionário quanto para empresa, entre elas:
– Taxas mais baixas comparado a outras modalidades;
– Desconto do crédito em folha de pagamento;
– O crédito pode ser concedido também para quem está negativado – e assim quitar suas dívidas;
– Não gera custos para empresa;
– Funcionários mais satisfeitos e com maior rendimento no trabalho.
Assim como a empresa deve fazer parte da construção do sucesso do seu colaborador, ele também deve fazer parte da construção do sucesso da empresa, afinal, o crescimento deve caminhar juntos.
É de interesse da empresa que seu colaborador faça escolhas conscientes.
Educação Financeira como centro de tudo – ou pelo menos deveria ser
Educação financeira ainda é um tabu na realidade do brasileiro. Poucas famílias têm o hábito de construir, juntos, um orçamento familiar doméstico. E isso, pode ser um ponto fora da curva, para que empresas, promovam esse movimento de educação internamente – desenvolvendo atividades educacionais e de assessoria financeira para ajudar seus colaboradores a sair do vermelho, além de se tornarem poupadores e porque não investidores.
Quando atrelamos essa educação financeira ao empréstimo consignado privado, fica muito mais simples entender: um empréstimo consciente, com atendimento personalizado, com propósito e, sem o impulso para fazer um empréstimo irresponsável.
Não esqueça: as empresas que hoje são fora da curva, enxergam seus colaboradores como peça fundamental na construção da organização, por isso, os cuidados com a saúde física, mental e financeira, faz parte de suas prioridades.
Ficou com alguma dúvida? Não sabe ao certo qual é a diferença entre o crédito consignado e o crédito pessoal? Então dá uma olhadinha nesse vídeo que a nossa equipe preparou:
Voltar