Educação Financeira 7 de julho de 2021 Imagem de seta

Carteira de trabalho digital: Tudo o que você precisa saber

mão direita masculina segurando um celular sobre uma mesa com um notebook, com o celular ligado e a logomarca da carteira de trabalho aparecendo na tela, representando a carteira de trabalho digital

A carteira de trabalho digital vem sendo usada desde 2017, mas ainda gera muitas dúvidas. Veja agora tudo que você precisa saber sobre ela!

Como funciona a carteira de trabalho digital?

Não é necessário se cadastrar, todos que tem a carteira física foram automaticamente cadastrados para o sistema digital – o eSocial

E na hora da contratação, basta fornecer o número do CPF para o empregador – ao contrário da física que tinha um número específico.

A carteira de trabalho física ainda é necessária?

Desde 2019 a carteira física parou de ser produzida e o trabalhador que quiser será necessário apresentar justificativa para solicitar uma versão impressa.

Para quem tinha a versão física, é importante guardá-la, pois existem empresas que não estão cadastradas no eSocial e o processo pode não ser digital e assim será necessária a sua apresentação.

Como acessar a carteira de trabalho digital?

É necessário baixar o aplicativo ‘Carteira Digital de Trabalho” disponível para Android e IOs e seguir os passos:

#1 Clique em Entrar;

#2 Faça o cadastro pelo site, Sine Fácil ou no aplicativo Meu INSS. Se tiver cadastro, basta colocar o seu CPF e a sua senha;

#3 Caso não tenha cadastro clique em Crie Sua Conta e siga os passos;

#4 Depois de acessar, na Carteira de Trabalho Digital terá as últimas três movimentações do seu último vínculo e todos os seus dados pessoais cadastros no seu CPF;

Se você não conseguir gerar a senha de acesso pelo aplicativo Minha Carteira de Trabalho Digital, a validação deve ser feita no app Meu Gov.br ou nas instituições financeiras pelo internet banking ou certificado digital.

planilha de gastos

Para acessar informações de forma mais detalhada, poderá pedir uma confirmação de identidade como o nome de alguma empresa que você trabalhou, se recebeu benefício do INSS, ano de registro, etc.

É importante que o indivíduo fique atento se os seus dados estão corretos para que não possa existir problemas em uma futura contratação.

E lembre-se de não jogar fora a antiga carteira de trabalho, pois você pode precisar para checar algum dado antigo ou até fazer alguma correção – além de que tem empresas que não estão cadastradas digitalmente.

Veja também: Cashback – saiba como ganhar dinheiro em 4 passos


Voltar