Educação Financeira 25 de maio de 2021 Imagem de seta

Cashback: saiba como ganhar dinheiro em 4 passos

mini caixas de compras com um desenho de um carrinho de compras na caixa posicionadas em cima do teclado de um notebook representando o cashback

O Cashback tem se tornado cada vez mais popular, afinal quem não quer comprar e receber parte do dinheiro de volta?

Você conhece essa modalidade de pagamento? Saiba tudo agora!

O que é Cashback?

Na tradução literal, é “dinheiro de volta” e é exatamente isso, mas o que retorna varia de acordo com a empresa. 

Alguns são em forma de aplicativo que a compra vai direto para o cartão de crédito e pode retornar em saldo para comprar em lojas parceiras ou pagamento de boletos. Mas também pode voltar para a conta bancária ou ainda ser usado em investimentos.

A princípio, a modalidade levantou suspeitas e foi comparada com o famoso esquema das pirâmides, mas, na verdade, ele veio como forma de fidelização de clientes. Afinal, cliente que recebe vantagens vira um cliente frequente.

Assim, o consumidor fica feliz por estar recebendo o dinheiro investido de volta, as lojas ganham visibilidade e as empresas de Cashback ganham a sua comissão – desta forma, todo mundo sai ganhando, né?!

E falando em economia: Veja como economizar na sua conta de luz!

Gamificação e o sucesso do Cashback

A gamificação vem se tornando um elemento importante nas empresas com seus clientes internos ou externos – nada mais é que usar elementos de jogos.

E no Cashback você realiza uma determinada ação – compra, perde pontos – pagamento, mas recebe uma recompensa – dinheiro de volta. Percebe os elementos dos jogos aí? Além disso, você pode acumular pontos e trocar por produtos, descontos, entre outros.

Lembram do Pokémon GO? De repente, estava todo mundo pelas ruas, shoppings, escolas, parques e qualquer lugar que pudessem encontrar os pokémons raros e realizar batalhas.

E assim como nos jogos, virou uma verdadeira caça ao tesouro, ou melhor, caça aos estabelecimentos com melhor Cashback. 

Confira essas 8 super dicas de como economizar no supermercado!

Como funciona o Cashback na prática?

#1 Cadastro

Primeiro, você efetua o cadastro online no estabelecimento ou aplicativo que você tem interesse que pode oferecer entre 0,5% e 30% de desconto.

#2 Comprando

As compras podem ser feitas direto no aplicativo, pelos sites e também diretamente nas lojas físicas através do QR CODE.

#3 Dinheiro de volta

O valor a ser devolvido é calculado na mesma hora e entra na carteira virtual do usuário dentro de 30 dias.

#4 Utilizando o saldo

Você pode utilizar o valor da sua carteira virtual para comprar no mesmo estabelecimento ou qualquer um conveniado com o aplicativo.

Além disso, em alguns também é possível deixar esse dinheiro rendendo como uma espécie de investimento e até mesmo pagar boletos.

planilha de gastos

Educação Financeira

Qual o maior perigo do Cashback? O descontrole nos gastos.

Muitos acham que estariam economizando e recebendo seu dinheiro de volta. Por isso, se você não tiver uma boa educação financeira, o que poderia ser uma economia pode virar uma bola de neve.

Como tudo na vida, aqui também vai ser preciso um planejamento. Cuidado para não economizar no supermercado e usar o desconto para comprar um par de sapatos que você nem estava pensando, mas viu ali em promoção e utilizou o seu saldo.

Priorize as suas contas quando for possível pagar boletos ou devolver para a sua conta bancária. 

Se só puder utilizar nas lojas parceiras, utilize para as compras essenciais, dessa forma irá economizar e poderá guardar e investir o dinheiro economizado. Não sabe por onde começar investir? Confira essas dicas!

Muitas lojas já utilizam o Cashback, os principais aplicativos são a Ame e Méliuz. E também: Assaí Atacadista, Abastece Aí (postos Ipiranga), XP Investimentos, Zro Bank, Funpresp, Credicard, Bradesco, Original, Getnet, Santander, Itaú e Vivo, Estácio, Beblue, MagaluPay, Mooba, Rappi, entre outros.

A modalidade já é bem popular nos Estados Unidos desde os anos 90, mas vem ganhando força no Brasil desde 2019.

E você, já utiliza as vantagens do Cashback?

Veja também: PIX – o que eu preciso saber sobre esse novo tipo de transação!


Voltar