Os boletos sempre chegam, né? Um dos desafios da maior parte dos brasileiros é a organização financeira, pois muitos não sabem nem por onde começar.
Como você tem se organizado? Confira essas 4 dicas!
Já viu aqueles vídeos em que as pessoas jogam os boletos para cima e pegam um na sorte e este vai ser o boleto pago? Pois é, tem mês que a vontade é essa mesma, são tantos boletos que parece que o único jeito é escolher um na sorte e pedir por um milagre.
A realidade é que não precisa ser assim e essa de forma alguma é a melhor maneira de escolher o que pagar. O ideal é conseguir pagar todos os seus boletos para não precisar arcar com juros no mês seguinte.
A educação financeira é a chave para a organização do seu capital, sair do vermelho e começar a tomar as melhores decisões na hora de comprar e investir.
Como se organizar?
Chega o início do ano e você se depara com uma enxurrada de boletos para pagar, IPTU, IPVA, matrícula, material escolar e as coisas podem sair de controle. Mas por que as coisas se descontrolam dessa forma se todo ano sabemos que esses pagamentos vão chegar?
O que acontece é que a maioria das pessoas não programa antecipadamente esses pagamentos, não existe um controle rígido de gastos e, por isso, todo ano isso acaba se tornando um problema. Aproveita e confere aqui mais 4 dicas para aumentar o seu Score!
Muitos desses pagamentos podem ser parcelados ou você tem a opção de pagar o valor integral recebendo algum desconto.
A forma como você irá pagar deve depender de como se encontra sua vida financeira, por melhor que seja o desconto é preciso estar consciente de outros boletos a pagar e não se prejudicar ainda mais. Confira as lições de Educação Financeira que a pandemia ensinou!
4 dicas para se organizar
#1 Esteja em controle da sua vida financeira
Isso significa conhecer seus gastos anuais, mensais e semanais, saber quanto ganha e quanto pode gastar. Afinal, para onde vai o seu dinheiro todo mês?
Principalmente quando se trata desses gastos de início de ano, que são sempre os mesmos, é possível se programar durante todo o ano para eles, mesmo que os valores sofram alguma alteração, será mais fácil e confortável pagá-los, isso pode ser um pouco difícil dependendo da sua situação financeira, porém é válido tentar.
Uma dica é somar todos os gastos, dividir por 12 e guardar esse valor, mês a mês, para os pagamentos do ano seguinte e se você aplicar esse valor em um fundo de investimento será ainda melhor para tentar fazer o pagamento à vista dessas contas.
Coloque absolutamente tudo na ponta do lápis e você não terá surpresas no seu orçamento, lembrando sempre de separar um valor para emergências.
#2 Cuidado na hora das compras
Quem nunca viu uma liquidação e pensou: “Por esse preço não posso deixar passar” e depois se arrependeu porque era algo que não tinha necessidade. Pois é, isso é mais comum do que parece.
Constantemente as pessoas compram apenas por pensar que a promoção é muito boa e não porque precisa daquele produto.
É uma tentação difícil de resistir, porém não é impossível, portanto muito cuidado na hora das compras e avalie sempre se você realmente precisa daquilo ou só está achando o preço irresistível? Se liga nessas 8 super dicas de como economizar no supermercado!
#3 Evite atrasar os pagamentos das suas contas
Atrasar pagamentos geram juros e multas e pode acabar virando uma bola de neve, por isso, evite ao máximo esses atrasos.
Outra dica é evitar acumular compras parceladas, deixe para parcelar uma compra novamente depois de terminar de pagar o que você já tem, dessa forma você evita ter que escolher qual parcelamento priorizar.
#4 Evite gastos desnecessários
Não são apenas as promoções que nos fazem gastar mais do que podemos, alguns hábitos podem ser modificados para te ajudar a economizar. Um deles é preparar seu almoço em casa para levar ao trabalho, diminuir a frequência de saídas com os amigos ou até optar por programações gratuitas.
Pesquisar bem os preços antes de comprar também irá te ajudar a economizar e fazer compras mais conscientes.
É comum recorrer a empréstimos pessoais, principalmente nessa época do ano, para garantir os pagamentos das contas, porém é preciso focar na educação financeira para que esse tipo de alternativa não seja mais necessária.
Que tal colocar em prática uma nova atitude nesse novo ano para alcançar o equilíbrio financeiro? Sem tanto imprevisto e dor de cabeça com essas contas, quem sabe sobra um tempo e dinheiro para programar aquela tão sonhada viagem.
Voltar