Para quem espera o ano todo pela época para comprar algo por um preço melhor é mais fácil se proteger de ciladas, porque é mais comum que essas pessoas já estejam pesquisando os preços com maior antecedência.
Dessa forma, já podem estar juntando dinheiro para não precisar parcelar. Porém ainda tem muita gente que cai de paraquedas na Black Friday e com tantos descontos se deslumbra e aí que mora o perigo.
Já escutamos muito ao longo dos anos termos como “Black Fraude” ou “Tudo pela metade do dobro” e apesar de haver uma fiscalização maior em relação a esse tipo de prática elas ainda acontecem e é preciso cuidado redobrado.
O que é a Black Friday?
A Black Friday é um evento do comércio norte americano que acontece na sexta-feira após dia de ação de graças, que é sempre na última quinta-feira do mês de novembro.
Com o objetivo de movimentar o comércio e tirar das prateleiras produtos do estoque antigo e dar espaço às novas coleções que virão para o período natalino.
Apesar disso, existem nesse período ofertas para novas coleções, porém os maiores descontos serão nos produtos que sairão de linha.
Já no Brasil, a Black Friday surgiu em 2010 através de descontos pelo e-commerce e com o grande sucesso que obteve, nos anos seguintes, lojas físicas também passaram a aderir.
Quando acontece a Black Friday 2021 e como funciona?
Apesar de já haver muitas lojas com descontos compatíveis com a Black Friday, oficialmente, o evento acontece no dia 26 de novembro, última sexta-feira do mês.
Normalmente, as lojas já começam o mês de novembro com ofertas, mas os descontos mais significativos são oferecidos no dia do evento. Tanto lojas físicas quanto os e-commerce trazem muitos descontos e diversas formas de pagamento.
Mas é preciso ter muito cuidado, não só com os preços, mas com os sites que você irá realizar as compras para ter a certeza de que são confiáveis e você irá receber seu produto.
Assista também: Black Friday 2021 – o que você precisa saber!
5 dicas para se proteger das ciladas
Além de precisar evitar comprar produtos que na verdade não possuem desconto nenhum é preciso também estar atento para não se endividar e depois acabar com uma dor de cabeça sem necessidade.
Autocontrole é tudo nessa época.
#1 Faça uma lista de tudo que você precisa comprar
A Black Friday pode causar um efeito em muitas pessoas de achar que precisa de algo só porque está muito barato, mas se você se organizar direitinho e se manter firme, você só irá comprar o necessário.
Então, o primeiro passo é fazer uma lista com antecedência de tudo o que você precisa comprar e ser fiel a essa lista, podendo até mesmo eliminar algum item caso você veja que é um desconto que não vale muito a pena e não é algo tão urgente.
É preciso pesquisar preços com antecedência de tudo o que você quer comprar e em vários sites ou lojas físicas, assim você vai poder comparar de verdade os preços.
Deixe tudo anotado, de preferência com o nome de cada loja que você precisou já na sua lista.
Outra coisa que é importante pesquisar é a reputação das lojas, em especial os e-commerce já que todo o processo será online e você precisa saber se é confiável ou não antes de comprar.
#3 Cuidado com o cartão de crédito
Se você souber com muita antecedência o que deseja comprar e puder já ir juntando para esse momento, melhor.
Porém, se você tiver a necessidade de usar o cartão de crédito é preciso ter muito cuidado para não estourar o limite do cartão e acaba impactando no seu orçamento e comprometendo a sua vida financeira.
#4 CashBack
Dê preferência às promoções com cashback, assim você paga menos e ainda recebe parte do dinheiro de volta.
Ainda não sabe o que é Cashback? A gente te explica aqui!
#5 Pense bem antes de finalizar suas compras
Mesmo com sua lista feita e sendo fiel a ela, é preciso pensar também no futuro, principalmente se sua lista for grande.
O dinheiro que você separou para isso, pode servir para algo mais urgente no futuro. Então avalie bem suas escolhas e se o desconto que você encontrou é realmente bom ou se seria melhor esperar um pouco mais.
A Black Friday apesar de ter descontos incríveis não é o único momento em que você poderá encontrar produtos com preços mais baixos.
Organização na hora de se programar até a hora da comprar é a chave para não cair nas ciladas e aproveitar de fato as oportunidades que a Black Friday traz.
Veja também: Gastar por que eu mereço? Como melhorar seu comportamento financeiro
Voltar