Conteúdo para RH 2 de julho de 2021 Imagem de seta

5 habilidades para a gestão do futuro 

Fuga do superendividamento copiar

A gestão do futuro busca habilidades mais específicas. Você sabe quais são elas? Qual tipo de gestão a sua empresa procura? Saiba agora as 5 habilidades mais desejadas!

Líder X Chefe

Com certeza uma dos principais atributos procurados agora e no futuro é a busca por líderes e não chefes.

A diferença aqui é na relação do indivíduo com o poder, o chefe se sente acima dos demais e apenas manda em seus subordinados, cobrando e pressionando o tempo todo.

O líder, por outro lado, exerce a função de maneira democrática, ouvindo os seus colaboradores, participando dos processos e andando junto com sua equipe atrás dos objetivos da empresa.

Com o material humano sendo cada vez mais valorizado, a figura de chefe já não cabe mais na gestão do futuro.

Você já ouviu falar em liderança silenciosa? Saiba tudo agora! 

5 habilidades para gestão do futuro

#1 Pensar em novas soluções

É muito importante para  a gestão do futuro que ele tenha a habilidade de pensar em novas soluções para a empresa, mesmo que seja um produto ou serviço consolidado.

O mundo muda a cada segundo, agora na velocidade da luz com a internet, então ser capaz de criar algo totalmente novo vai ser um diferencial.

#2 Se sentir confortável em meio aos caos e as incertezas

Principalmente no caos é que conhecemos os verdadeiros líderes, afinal ele precisa ter pulso para encarar as adversidades e passar essa segurança para os seus colaboradores.

Então, para prosperar em sua gestão como um bom líder é preciso trabalhar bem sem situações desconhecidas.

#3 Ser inovador

A gestão do futuro necessita de um líder que compreenda e alavanque a tecnologia da empresa.

Cada vez mais as empresas estão dando mais importância às tecnologias, seja qual for o seu âmbito de trabalho e investindo cada vez mais em pessoal especializado para cargos de liderança. 

Há um reconhecimento de que a tecnologia é fundamental para que as empresas permaneçam competitivas e que é preciso acompanhar essas mudanças.

#4 Criar estratégias motivacionais inteligentes

Numa era onde a tecnologia está tão presente dentro das empresas, uma característica muito importante em um líder é a inteligência emocional, afinal essa é uma qualidade que a tecnologia não pode oferecer. 

Um bom líder deve entender e investir em pessoas. Ter qualidades como empatia, responsabilidade, senso de justiça e transparência passam a ser cada vez mais importantes.

De cientista a samurai: desafios e soluções do RH do futuro – o e-book mais comentando dos últimos tempos!

#5 Habilidade para trabalhar com pessoas e tecnologia simultaneamente 

Com o avanço crescente da tecnologia e sua presença cada vez mais forte dentro das empresas, saber quando fazer uso da tecnologia e quando utilizar o seu capital humano é imprescindível.

Saber o papel do seu colaborador dentro da empresa e como potencializar seu desempenho utilizando a tecnologia é necessário para ser um bom líder. 

Enquanto muitas pessoas têm medo dessas novas tecnologias e seu papel dentro das empresas, os líderes estão prontos e entusiasmados para fazer tudo funcionar em harmonia. 

 

Tendências para o futuro da Gestão de Pessoa

O RH deixou de ser visto apenas como o setor responsável pela burocracia, ele é cada vez mais essencial para o planejamento estratégico da empresa.

Principalmente agora com a automação da maior parte dos processos, sobrando mais tempo para cuidar de outros processos.

O RH está diretamente ligado aos colaboradores e ao dia a dia da empresa, ele tem o poder de tornar o ambiente mais colaborativo e aproximar líderes e colaboradores, melhorando as relações interpessoais.

Tendo isso em mente, consegue trabalhar na motivação, na conquista dos benefícios para os colaboradores, podendo também cobrar a produtividade e performance já que seu trabalho é respeitado pelos colegas dos outros setores.Tendencias Pandemia Blog B

A tendência é de cada vez líderes mais engajados com as suas equipes e focados não só nos números finais, mas sim no processo. Afinal, a vida é uma viagem, então é bom aproveite bem o caminho!


Voltar