Conteúdo para RH 12 de fevereiro de 2020 Imagem de seta

Inteligência emocional: 5 dicas infalíveis que todo gestor de RH precisa saber

Ilustração de uma pessoa fazendo o balanço da inteligência emocional no trabalho

Inteligência emocional é a habilidade da pessoa de reconhecer, entender e administrar seus sentimentos e emoções. Extremamente importante no local de trabalho, as pessoas que possuem uma alta inteligência emocional apresentam um nível de conhecimento estratégico maior – seja um colaborador ou gestor.

Gestores que trabalham utilizando inteligência emocional conseguem expressar sua visão com maior eficiência, são mais persuasivos em seus discursos, respondem de forma apropriada a situações de estresse, administram melhor suas próprias emoções e as dos seus funcionários.

O grande interesse sobre o tema surgiu em 1995 com a publicação do livro de Daniel Goleman, “Inteligência Emocional: A Teoria Revolucionária Que Redefine O Que É Ser Inteligente“. No livro, Daniel aponta que a inteligência emocional pode ser tão importante quanto o Q.I. na busca pelo sucesso. Logo, o conceito ganhou a atenção de grandes corporações.

Para ajudar você a entender mais sobre o tema, nosso time de especialistas separou 5 dicas importantes para ajudar você:

#1 Empatia

Eventualmente passamos por momentos de mau humor, até mesmo no trabalho, e saber lidar com essas mudanças de humor do colaborador é essencial – indica alta inteligência emocional.

Se o gestor ignora que o funcionário está passando por problemas e o trata com descaso, certamente seu rendimento e satisfação com a empresa irá cair. É preciso ter atenção à essas situações, oferecer ajuda e tentar reverter situações negativas.capa-banner-ebook-rh-do-futuro

#2 Aprenda a escutar seu colaborador – tenha inteligência emocional

É comum, principalmente em reuniões de grandes empresas que nem todo mundo consiga ser ouvido. Geralmente, o espaço de fala são dos diretores.

É importante que nesses momentos a equipe tenha espaço para opinar.  Todo mundo pode contribuir com alguma informação.

#3 Deixe seus colaboradores se expressarem 

Quando um colaborador é ouvido e suas opiniões são avaliadas com seriedade, há uma tendência para que eles se sintam cada vez mais confortáveis em expor suas ideias – e até mesmo seus sentimentos.

Quando ele é parte do grupo, ele irá buscar cada vez mais soluções para os problemas que poderão surgir na empresa. Se ouvido, levará o funcionário a se engajar cada vez mais.

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#4 Inteligência emocional: deixe a criatividade fluir naturalmente

Estimule seu colaborador a pensar fora da caixa, mesmo que naquele momento a ideia não possa ser feita, ele precisa entender que ele tem autonomia para criar novas soluções. É uma jogada muito inteligente para criar um ambiente de trabalho agradável.

Fazer com que os seus funcionário façam apenas o que é procedimento pode até parecer uma decisão “correta”, mas fazer com que eles utilizem sua criatividade pode ser ainda mais produtivo. Experimente!

#5 Organize atividades de lazer para seus colaboradores

Seja um happy hour ou um simples almoço, é importante promover momentos de lazer entre funcionários e gestores, dessa forma todo podem construir uma relação melhor com seus colegas de trabalho. As relações sociais trazem não só benefícios profissionais como também pessoais.

Lembre-se: a inteligência emocional deve ser desenvolvida por todos, pois um ambiente onde colaboradores e gestores possuem um alto nível de inteligência emocional irá construir um ambiente de trabalho mais eficiente, eficaz e produtivo.


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