Educação Financeira 22 de julho de 2021 Imagem de seta

Dívidas: 4 erros que podem levar a elas

homem com a mão direita na cabeça e com a outra mão segurando o celular com uma expressão assustada, representando os erros que podem levar às dívidas

As dívidas podem causar bastante dor de cabeça, mas é possível evitar algumas delas se você prestar bem atenção a essas dicas. Veja os principais erros que podem levar às dívidas!

4 erros que podem levar às dívidas

A gente sabe que muitas vezes você pode não ter controle quando surge um imprevisto como acidente, um móvel que precisa trocar com urgência e até aquele eletrodoméstico que pifou. Sem contar que quando parece que sobrou um dinheirinho, o gás acaba.

Mas, primeiro você precisa se organizar e ter uma reserva de emergência para esses casos, não é mesmo?

#1 Ter mais de um cartão de crédito

Primeiro ponto é que é importante que você concentre suas dívidas em um lugar só e, assim, tenha mais controle da sua vida financeira.

Depois, pensar bem: você tem pagado o mínimo de um cartão ou de todos? Extrapolado o seu limite de gastos? E como você acha que vai conseguir pagar e sair das dívidas tendo mais de um cartão e pagando juros de cada um deles? 

Lembre-se que o limite dos seus cartões não é o seu salário e você vai ter que pagar mais cedo ou mais tarde. Saiba como não deixar suas dívidas virarem uma bola de neve!

#2 Emprestar o seu nome 

Já ouviu falar na expressão “Dê dinheiro, mas não dê liberdade!”? É mais ou menos assim com o seu nome – não empreste ele em hipótese alguma.

Com poucos dados é possível abrir uma conta, pedir empréstimos e financiamentos, entre outras coisas que podem virar baita de uma dor de cabeça.

E mesmo que seja uma pessoa de sua extrema confiança, se ela não conseguir honrar com o compromisso, não só você pode ficar com o seu nome sujo, como baixar o seu score, congelar sua conta bancária e a dívida vai sobrar pra você.

Assista o porquê não emprestar o seu nome!

#3 Pagar as contas em atraso

Além de ser ruim para o seu score e depois te atrapalhar em uma necessidade de pedir um empréstimo ou financiamento, deixa as dívidas maiores.

Pagando em atraso traz juros e, dependendo do que for, esses juros são muito altos e muitas vezes é por conta de esquecimento. Deixe suas contas organizadas, seu bolso agradece.

planilha de gastos

#4 Solicitar empréstimo sem necessidade

O empréstimo pode te salvar em vários momentos, principalmente numa urgência ou quando bem planejado para ajudar a quitar dívidas e até mesmo realizar sonhos – seja uma viagem ou a compra de um bem.

É preciso de planejamento e ver quando realmente é interessante fazer um empréstimo e colocar no papel como ficarão as contas depois disso, o que vai ser gasto, o que já é fixo e também o que virá depois – além da reserva de emergência.

Mas quando ele é feito para gastar aleatoriamente com roupa nova, celular da moda ou só para saídas e restaurantes pode te levar às dívidas.

Junte o pagamento do cartão de crédito, com os gastos essenciais e a parcela do empréstimo para ver o bolo de dívidas que você se meteu sem necessidade.

Além disso, também pode-se economizar a solicitar um crédito consignado que é descontado direto na folha de pagamento, pois não corre o risco de esquecer e pagar juros e tem as taxas mais baratas do mercado justamente por isso – a garantia de pagamento por ser descontado direto do próprio salário do indivíduo.

Para tudo é necessário planejamento, saber o quanto de dinheiro que entra e o que sai. Se organizar para que você consiga ter uma vida tranquila e realize os seus sonhos – isso é educação financeira na prática.


Voltar