Conteúdo para RH 16 de março de 2021 Imagem de seta

Quais as principais soft skills no RH 4.0?

uma tulipa de cor rosa com as pétalas quase se abrindo representando as principais softs skills 4.0

As soft skills estão cada vez mais em alta. As empresas estão buscando muito mais que um bom currículo. Quais são as tendências na era 4.0?

O que é RH 4.0?

Também conhecida como Indústria 4.0 e a 4ª revolução industrial, são conceitos relacionados a automação e uso de tecnologia para melhorar e aprimorar os processos.

A área de Recursos Humanos vem cada vez mais tirando o estigma de um setor de burocracias, modernizando desde a etapa de seleção e recrutamento, passando pelo o overboarding até no dia a dia do colaborador.

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Quais são as soft skills?

Primeiramente, é importante lembrar que as soft skills são as habilidades comportamentais, ou seja, atributos individuais que podem fazer diferença na hora da contratação, principalmente com a diversidade tão em alta.

Quais as soft skills no RH 4.0? 

Essas habilidades interpessoais são o que podem fazer diferença no dia a dia, porque a maneira como o colaborador lida com situações de estresse, de tomada de decisão e sua capacidade de comunicação são cada vez mais relevantes no mercado de trabalho.

Quando entramos na Indústria 4.0 com toda revolução tecnológica de Inteligência Artificial, robótica, nuvem e análises cada vez mais avançadas e precisas, as empresas estão utilizando a automação nos seus processos.

Mas ao contrário do que muitos pensam, não substitui o material humano e, sim, se complementam.

Com a diversidade em alta, líderes inclusivos serão a chave para obter colaboradores que não só tem habilidades técnicas (hard skills), mas que tenham tanto ou mais soft skills.

De acordo com a pesquisa da empresa americana Gallup, 91% dos empresários acreditam que a capacidade de comunicação, o pensamento crítico e a habilidade de resolver problemas do simples ao mais complexo é mais importante que os seus atributos técnicos como a graduação.

Logo, o que os CEOs estão buscando nos seus colaboradores além das soft skills clássicas como empatia, comunicação, curiosidade, proatividade, entre outras:

#1 Inteligência Emocional

Essa soft skill já vem sendo colocada no topo há bastante tempo e não é para menos. Afinal, a capacidade de entender as suas próprias emoções, a dos outros e conseguir reagir da melhor maneira é, sim, um grande diferencial.

Essa é uma habilidade muito importante para evitar conflitos desnecessários e mal estar no ambiente de trabalho. É uma maneira eficiente de ter uma visão mais ampla para resolução de problemas, sejam eles internos ou externos.

#2 Autenticidade

Estar alinhado aos valores da empresa é muito importante para que não exista um grande percentual de turnover. Mas ter as suas características individuais de forma autêntica e marcante, pode deixar a empresa com um diferencial frente à concorrência.

Na era da 4º revolução industrial, a essência é importante para não se perder no meio de tantas novidades, mas a inovação é tão importante quanto para não ficar para trás. Nada melhor que líderes e colaboradores que pensam fora da caixa, não é mesmo?

#3 Autoanálise

Um colaborador que consegue se auto analisar, com certeza é uma pessoa que está em busca de evolução e que não consegue ficar acomodado.

O feedback é muito importante, seja dos clientes ou dos líderes, mas a capacidade de refletir sobre seu próprio trabalho e papel na empresa é bem diferente. Veja a importância de um feedback assertivo!

Analisando os seus pontos fracos, fortes, fraquezas, as oportunidades e o que pode ser tido como uma ameaça ou limitação é o que fará avaliar se está alinhado com a cultura organizacional da empresa e assim progredir.

Com a era da automação, as soft skills mostram a importância do material humano para o desenvolvimento da empresa. Com processos mais rápidos e assertivos, as organizações podem deixar o trabalho muito mais humanizado, dentro e fora escritório.


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