As soft skills estão cada vez mais em alta. As empresas estão buscando muito mais que um bom currículo. Quais são as tendências na era 4.0?
O que é RH 4.0?
Também conhecida como Indústria 4.0 e a 4ª revolução industrial, são conceitos relacionados a automação e uso de tecnologia para melhorar e aprimorar os processos.
A área de Recursos Humanos vem cada vez mais tirando o estigma de um setor de burocracias, modernizando desde a etapa de seleção e recrutamento, passando pelo o overboarding até no dia a dia do colaborador.
Quais são as soft skills?
Primeiramente, é importante lembrar que as soft skills são as habilidades comportamentais, ou seja, atributos individuais que podem fazer diferença na hora da contratação, principalmente com a diversidade tão em alta.
Quais as soft skills no RH 4.0?
Essas habilidades interpessoais são o que podem fazer diferença no dia a dia, porque a maneira como o colaborador lida com situações de estresse, de tomada de decisão e sua capacidade de comunicação são cada vez mais relevantes no mercado de trabalho.
Quando entramos na Indústria 4.0 com toda revolução tecnológica de Inteligência Artificial, robótica, nuvem e análises cada vez mais avançadas e precisas, as empresas estão utilizando a automação nos seus processos.
Mas ao contrário do que muitos pensam, não substitui o material humano e, sim, se complementam.
Com a diversidade em alta, líderes inclusivos serão a chave para obter colaboradores que não só tem habilidades técnicas (hard skills), mas que tenham tanto ou mais soft skills.
De acordo com a pesquisa da empresa americana Gallup, 91% dos empresários acreditam que a capacidade de comunicação, o pensamento crítico e a habilidade de resolver problemas do simples ao mais complexo é mais importante que os seus atributos técnicos como a graduação.
Logo, o que os CEOs estão buscando nos seus colaboradores além das soft skills clássicas como empatia, comunicação, curiosidade, proatividade, entre outras:
#1 Inteligência Emocional
Essa soft skill já vem sendo colocada no topo há bastante tempo e não é para menos. Afinal, a capacidade de entender as suas próprias emoções, a dos outros e conseguir reagir da melhor maneira é, sim, um grande diferencial.
Essa é uma habilidade muito importante para evitar conflitos desnecessários e mal estar no ambiente de trabalho. É uma maneira eficiente de ter uma visão mais ampla para resolução de problemas, sejam eles internos ou externos.
#2 Autenticidade
Estar alinhado aos valores da empresa é muito importante para que não exista um grande percentual de turnover. Mas ter as suas características individuais de forma autêntica e marcante, pode deixar a empresa com um diferencial frente à concorrência.
Na era da 4º revolução industrial, a essência é importante para não se perder no meio de tantas novidades, mas a inovação é tão importante quanto para não ficar para trás. Nada melhor que líderes e colaboradores que pensam fora da caixa, não é mesmo?
#3 Autoanálise
Um colaborador que consegue se auto analisar, com certeza é uma pessoa que está em busca de evolução e que não consegue ficar acomodado.
O feedback é muito importante, seja dos clientes ou dos líderes, mas a capacidade de refletir sobre seu próprio trabalho e papel na empresa é bem diferente. Veja a importância de um feedback assertivo!
Analisando os seus pontos fracos, fortes, fraquezas, as oportunidades e o que pode ser tido como uma ameaça ou limitação é o que fará avaliar se está alinhado com a cultura organizacional da empresa e assim progredir.
Com a era da automação, as soft skills mostram a importância do material humano para o desenvolvimento da empresa. Com processos mais rápidos e assertivos, as organizações podem deixar o trabalho muito mais humanizado, dentro e fora escritório.
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