Educação Financeira 26 de maio de 2020 Imagem de seta

Os perigos e oportunidades das redes sociais na sua vida profissional

imagem de capa blog com dois celulares mostrando apps de redes sociais na sua tela, representando os perigos e oportunidades nas redes sociais

As redes sociais podem ser grandes aliados para conquistar um novo emprego ou para se destacar na sua área. Porém, essas mídias também podem ser prejudiciais se não usadas da maneira adequada. Confira!

Os perigos das redes sociais

Temos vários casos sobre o que não fazer nas redes sociais.

O caso mais recente foi da digital influencer Gabriela Pugliesi, que reuniu um grupo de amigos no período de isolamento e postou em seu instagram. Pugliesi, que já havia contraído a Covid-19, falou muito sobre o combate à doença, e em uma atitude irresponsável, postou vídeos bebendo com os amigos. Após os posts, a influencer foi bombardeada de críticas e perdeu os seus patrocinadores. Estima-se que a influenciadora perdeu em um mês, mais de R$200 mil reais.

Outro caso recente, foi a dos cantores bebendo em excesso em suas lives. Gusttavo Lima foi advertido pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e gerou polêmica nacional no Youtube.

Além dele, outros cantores tiveram os seus shows retirados da plataforma após desrespeitarem as normas.

Mas não são apenas as celebridades que passam por esse tipo de situação. Na copa do mundo da Rússia, um grupo de torcedores brasileiros constrangeu mulheres estrangeiras.

A atitude dos rapazes viralizou e um deles, colaborador da LATAM, foi demitido após o vídeo chegar ao conhecimento da empresa.

 No Brasil, assuntos como política, religião e futebol podem ser palco para grandes discussões e te prejudicar na vida pessoal e profissional quando expostas da maneira errada.

O que evitar:

– Posts que ofendam raça, religião ou qualquer outra questão pessoal;

– Misturar vida pessoal com a vida profissional. Isso varia muito: um coach pode utilizar sua vida para dar dicas, já um nutricionista, pode não cai bem postar festas e excesso de álcool;

– Falar mal dos chefes, da empresa e dos colegas de trabalho;

– Seguir ou participar de comunidades com qualquer tipo de preconceito;

– Brincadeiras de cunho sexual ou ofensivas de uma maneira geral;

– Expor demais a sua vida pessoal ou financeira.

As oportunidades

No contraponto dos pontos considerados perigosos, as redes sociais podem ser a porta de entrada para um novo emprego, como também podem te ajudar a alavancar a sua carreira.

Muitas empresas olham o seu perfil nas redes para ver se a sua conduta é adequada ou não para empresa, assim como atividades extras podem ser avaliadas positivamente – como trabalho voluntário.

Dicas importantes

 Construa sua identidade visual e utilize-a em todas as redes;

– Escreva corretamente, de maneira clara e objetiva. Cuidado com o português;

– Faça posts regulares, mas não em excesso. Qualidade é melhor que quantidade,

– Saiba onde está o seu público.

LinkedIn: a rede é focada em negócios, você pode criar o seu networking lá, além de ter espaço para dar sua opinião sobre assuntos relacionados ao seu trabalho e virar referência no assunto. No Brasil, temos mais de 35 milhões de usuários.

Facebook: é a segunda no ranking da preferência dos brasileiros, atrás apenas do Youtube. No Brasil, são mais de 140 milhões de usuários, de um total de 2,2 bilhões de contas no mundo.

Youtube: em 2019, a plataforma de vídeos ultrapassou o Facebook, se tornando a rede sociais mais utilizada pelos brasileiros. O canal brasileiro Kondizilla está em 6º lugar no ranking mundial com 54 milhões de inscritos.

Instagram: o brasileiro está em 2º em números de usuários no mundo, contando com 66 milhões de perfis na rede. Com foco na imagem e em vídeos é o queridinho entre a população mais jovem.

Twitter: com cerca de 27,7 milhões de contas ativas no país é uma dos melhores canais de interação entre as marcas e o seu público-alvo.

De uma maneira geral todas as redes são ótimas para ampliar seu círculo social no meio corporativo, além de permitir o alcance de diferentes públicos para difundir o seu trabalho e conhecimento. Use com sabedoria!

planilha de gastos


Voltar