Conteúdo para RH 24 de junho de 2021 Imagem de seta

Golpes e fraudes financeiros: os 7 mais comuns e como se proteger

um anzol no fundo do mar representando os golpes e fraudes

Você já foi vítima de um golpe ou fraude? Veja agora as diferenças entre eles, quais os 7 mais comuns e como se proteger!

No ano passado foram registrados 1,6 milhões de tentativas de golpes no Brasil, uma média de 17 mil golpes por dia. De acordo com a PSafe, o principal deles é bancário através da clonagem do whatsapp.

Com a pandemia tudo piorou já que as pessoas começaram a utilizar mais as transações virtuais e os golpistas aproveitaram desse momento para realizar golpes e fraudes com falsas promoções, vagas de emprego e falso cadastro para os programas de auxílio do Governo.

Golpe X Fraude

Entre muitos significados para golpe, esses são os que mais se encaixam no nosso assunto de acordo com o dicionário Michaelis:

1. Estratégia desleal para se obter vantagens.

2. Desvio de dinheiro alheio.

Ainda de acordo com o Michaelis, fraude é:

3. Ato de má-fé que tem por objetivo fraudar ou ludibriar alguém; cantiga, engano, sofisticação.

4. Mentira ardilosa; sicofantia.

5. Entrada ilegal de produtos estrangeiros, sem o pagamento dos tributos alfandegários.

6. Ato de falsificar documentos, marcas e produtos.

7 golpes e fraudes mais comuns

Muito cuidado com esses golpes e fraudes, fique atento.

#1 Boletos falsos

Antes era mais comum e hoje principalmente em lugares com idosos, os bandidos interceptam as correspondências e trocam os boletos verdadeiros por falsos.

Agora com a facilidade da internet, também houve mais golpes através de sites falsos com boletos fraudados e assim o dinheiro vai direto para conta deles.

#2 Roubo de dados em sites falsos

Assim como nos boletos falsos, utilizam sites de lojas famosas para obter os dados das pessoas. A principal forma é através de links para refazer a sua senha ou recadastro. 

Pesquise muito antes de comprar em um site novo e também entre em contato pelos canais oficiais das lojas que você costuma comprar para confirmar esses pedidos aleatórios.

#3 Linhas telefônicas

Muitos golpistas compram linhas de telefone com os dados da vítima para obter um comprovante de residência e com isso aplicar novos golpes e fraudes.

Com abertura de empresa, tornando a vítima um “laranja”, onde a empresa fantasma pode solicitar empréstimos ou financiamentos em bancos.

Também podem haver a fraude de solicitar empréstimos com os documentos falsos e na falta de pagamentos, seu nome fica sujo. 

#4 Cadastro do Pix

Através de falsos e-mails de instituições bancárias que normalmente você nem faz parte,te convidam para registrar suas chaves de identificação. E assim, ao clicar no link, os bandidos conseguem roubar todas as suas informações pessoais e bancárias.

planilha de gastos

#5 Funcionário falso

Seja através de ligação ou pelo Whatsapp, o falso funcionário do banco entra em contato com a vítima solicitando seus dados – cuidado, é  fraude.

Ou ainda com o PIX solicitando uma transferência via PIX para finalizar seu cadastro que será bloqueado caso não o faça imediatamente e normalmente usam a desculpa de inconsistências cadastrais.

Eles pedem quantias baixas como R$10 ou R$20, o que acaba não levantando a suspeita por parte das vítimas, mas imagina se eles conseguem enganar 10 ou 20 pessoas por dia, como esse número vai se multiplicando em pouco tempo.

PIX: tudo sobre esse novo tipo de transação 

#6 Falha do PIX

Vem circulando na internet vídeos e notícias falsas de “bug do PIX”, ou seja, de uma falha na transação onde supostamente existem chaves com erros.

E que se você enviasse um determinado valor para essas chaves, existiria um erro no sistema, onde você receberia o dinheiro de volta maior do que você enviou e que poderia fazer isso quantas vezes quisesse.

Claro que se trata de um golpe, onde você nunca verá seu dinheiro de volta!

#7 QR Code adulterado

O PIX também permite que você efetue pagamento e receba dinheiro através do QR Code.

Se você já viu alguma “live” no Youtube seja de música e até eventos religiosos, pode ver esse código na tela geralmente para fazer doações.

Os bandidos fazem o download da transmissão original, criam outro perfil e postam a gravação com um QR code adulterado e recebe todas as doações.

Como se proteger para não cair em golpes e fraudes

– Nunca forneça suas senhas

– Confira os sites em que estiver comprando online para ver se realmente é verdadeiro e confiável;

– Cuidado com e-mails que prometem dinheiro fácil, descontos fora do normal e sites que você nunca viu na vida;

– Não assine abaixo-assinados nem forneça suas informações pessoais em promoções e sorteios;

– Não deixe seus documentos ou cartão de crédito em cima da mesa e balcões em lojas e restaurantes;

– Preste atenção se seus documentos e cartões estão com você e se perder, comunique imediatamente a instituição financeira e faça um B.O pela internet;

– Monitore seu CPF com uma ferramenta como o Serasa AntiFraude. Assim, você é alertado toda vez que seu CPF sofrer alguma alteração;

– Ignore qualquer convite para cadastro de chaves do PIX seja por e-mail, SMS, Whatsapp e qualquer rede social. A única forma oficial é através do do aplicativo do seu banco de forma manual sem a necessidade dos seus dados além do e-mail, telefone e CPF/ CNPJ ou registrando uma chave aleatória que é ainda mais segura;

– Nenhuma instituição financeira vai pedir um PIX para finalizar o cadastro ou confirmar nenhum dado.

Fique atento e também repasse essas informações para os parentes e amigos, principalmente para o pessoal da terceira idade para não cair nesses golpes e fraudes!


Voltar