Conteúdo para RH 12 de janeiro de 2021 Imagem de seta

Gamificação no RH: engajamento e melhores resultados

três mãos com a palma virada para cima em uma posição como se estivesse segurando algo, com três controle do console PS4, um acima de cada mão com a sua extremidade para baixo como se fossem cair em cima das três palmas abertas, representando a gamificação no RH.

A gamificação no RH segue a tendência cada vez mais atual dos jogos. Se eles sempre serviram de aprendizado na infância, por que não implementá-los no ambiente de trabalho?

O que é Gamificação?

A gamificação vem do inglês gamification, onde usam o contexto dos elementos de jogos para resolver problemas reais e, assim, motivar, engajar e ensinar.

Nela, você utiliza elementos que são típicos de jogos em uma situação com o objetivo de torná-la mais interessante gerando melhores resultados. Elementos como medalhas, ranking, troféus, desafios, competições saudáveis, diversão e cumprimento de um objetivo seja individual ou em equipe.

Pode-se gamificar a aprendizagem (treinamentos e capacitações), processos (recrutamento, seleção, mudanças internas da empresa), metas (objetivos podem virar jogos) e até mesmo o comportamento (melhorar o trabalho em equipe, por exemplo).

Como funciona a Gamificação no RH?

A premissa da gamificação é inovar e um RH estratégico pensa em inovação. Logo, a experiência do cliente é tão importante quanto a do seu colaborador. Você pensa na experiência do seu colaborador? Saiba mais cobre o Employee Experience!

A gamificação no RH pode fazer com que ela seja uma ótima experiência para o colaborador e uma forma de engaja-los e metrificar os resultados de forma mais clara.

O processo de gamificação também está ligado a cultura organizacional da empresa, onde, com esses elementos, recompensam os colaboradores pelo trabalho em equipe e pela sua colaboração fora e dentro dos seus setores, participação dos projetos, treinamentos, etc.

Você conhece os tipos de cultura organizacional? Veja como aplicar na sua empresa!

No processo seletivo também podem ser utilizados elementos de jogos para deixar esta etapa mais divertida e mais assertiva.

Vale lembrar que os jogos não são apenas os digitais. Ou seja, quando você vai em um restaurante e recebe um cartão de fidelidade onde você ganha uma recompensa depois de completar a cartela isso também é gamificação.

Jogos de cartas, de tabuleiro, esportivos, etc – existem vários tipos de jogos e isso faz com que os processos se tornem mais fáceis e motivadores.

E é ainda mais perceptível nos programas de desenvolvimento, pois desde pequenos sempre fomos motivados a aprender com elementos de jogos. Assim, nos treinamentos, potencializa o aprendizado e aumenta a participação.

A gamificação no RH consegue também ajudar nas pesquisas de clima organizacional, melhorando o resultado dessas pesquisas.

Também pode ser utilizado para atrair novos candidatos onde sabem que a empresa não preza apenas pelos resultados, mas na experiência do colaborador, como nos programas de onboarding. Onde a integração do novo colaborador passa a ser mais interativa e eficaz.

Quais os benefícios da gamificação no RH?

Não é apenas um investimento em diversão para os colaboradores, os benefícios vão além disso.

– maior engajamento;

– motivação;

– auxiliam na mudança de comportamentos;

– aumentam a efetividade do treinamento;

– estimulam o alcance de metas;

– melhoram o aprendizado.

Na retenção de talentos, a gamificação no RH é bem importante. Manter os colaboradores engajados é uma tarefa difícil e a gamificação ajuda bastante nesse quesito.

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Como implementar a gamificação no RH?

É importante conhecer o perfil da sua empresa para implementar os melhores elementos para ela.

#1 Personalize

A personalização da gamificação no RH é uma ótima estratégia e deve se adequar às necessidades da sua empresa;

#2 Crie regras e objetivos

Assim como no ambiente de trabalho, todo jogo precisa de regras e é importante passar esse conceito para os colaboradores. Além disso, devem ser estabelecidas metas claras e bem definidas, mostrando o que precisa ser feito e o tempo estimado para realizar cada tarefa;

#3 Pontuação

A pontuação será a principal métrica da empresa, não trata de uma competição com os seus colegas de trabalho e, sim, com você mesmo.

Inclusive, algumas tarefas podem ser feitas em grupo, desenvolvendo o trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e reação à situações de pressão.

#4 Recompensas

Apesar do prazer em jogar, as recompensas são grandes agentes motivacionais. Seja com folgas, aumentos, treinamentos, happy hour para equipes, entre outros.

Conhecer seu colaborador e a sua empresa farão toda a diferença na hora de implementar a gamificação no RH e a tendência é que ela traga vários benefícios em inovação, com os funcionários e, assim, com os negócios.


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