A gamificação no RH segue a tendência cada vez mais atual dos jogos. Se eles sempre serviram de aprendizado na infância, por que não implementá-los no ambiente de trabalho?
O que é Gamificação?
A gamificação vem do inglês gamification, onde usam o contexto dos elementos de jogos para resolver problemas reais e, assim, motivar, engajar e ensinar.
Nela, você utiliza elementos que são típicos de jogos em uma situação com o objetivo de torná-la mais interessante gerando melhores resultados. Elementos como medalhas, ranking, troféus, desafios, competições saudáveis, diversão e cumprimento de um objetivo seja individual ou em equipe.
Pode-se gamificar a aprendizagem (treinamentos e capacitações), processos (recrutamento, seleção, mudanças internas da empresa), metas (objetivos podem virar jogos) e até mesmo o comportamento (melhorar o trabalho em equipe, por exemplo).
Como funciona a Gamificação no RH?
A premissa da gamificação é inovar e um RH estratégico pensa em inovação. Logo, a experiência do cliente é tão importante quanto a do seu colaborador. Você pensa na experiência do seu colaborador? Saiba mais cobre o Employee Experience!
A gamificação no RH pode fazer com que ela seja uma ótima experiência para o colaborador e uma forma de engaja-los e metrificar os resultados de forma mais clara.
O processo de gamificação também está ligado a cultura organizacional da empresa, onde, com esses elementos, recompensam os colaboradores pelo trabalho em equipe e pela sua colaboração fora e dentro dos seus setores, participação dos projetos, treinamentos, etc.
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No processo seletivo também podem ser utilizados elementos de jogos para deixar esta etapa mais divertida e mais assertiva.
Vale lembrar que os jogos não são apenas os digitais. Ou seja, quando você vai em um restaurante e recebe um cartão de fidelidade onde você ganha uma recompensa depois de completar a cartela isso também é gamificação.
Jogos de cartas, de tabuleiro, esportivos, etc – existem vários tipos de jogos e isso faz com que os processos se tornem mais fáceis e motivadores.
E é ainda mais perceptível nos programas de desenvolvimento, pois desde pequenos sempre fomos motivados a aprender com elementos de jogos. Assim, nos treinamentos, potencializa o aprendizado e aumenta a participação.
A gamificação no RH consegue também ajudar nas pesquisas de clima organizacional, melhorando o resultado dessas pesquisas.
Também pode ser utilizado para atrair novos candidatos onde sabem que a empresa não preza apenas pelos resultados, mas na experiência do colaborador, como nos programas de onboarding. Onde a integração do novo colaborador passa a ser mais interativa e eficaz.
Quais os benefícios da gamificação no RH?
Não é apenas um investimento em diversão para os colaboradores, os benefícios vão além disso.
– maior engajamento;
– motivação;
– auxiliam na mudança de comportamentos;
– aumentam a efetividade do treinamento;
– estimulam o alcance de metas;
– melhoram o aprendizado.
Na retenção de talentos, a gamificação no RH é bem importante. Manter os colaboradores engajados é uma tarefa difícil e a gamificação ajuda bastante nesse quesito.
Como implementar a gamificação no RH?
É importante conhecer o perfil da sua empresa para implementar os melhores elementos para ela.
#1 Personalize
A personalização da gamificação no RH é uma ótima estratégia e deve se adequar às necessidades da sua empresa;
#2 Crie regras e objetivos
Assim como no ambiente de trabalho, todo jogo precisa de regras e é importante passar esse conceito para os colaboradores. Além disso, devem ser estabelecidas metas claras e bem definidas, mostrando o que precisa ser feito e o tempo estimado para realizar cada tarefa;
#3 Pontuação
A pontuação será a principal métrica da empresa, não trata de uma competição com os seus colegas de trabalho e, sim, com você mesmo.
Inclusive, algumas tarefas podem ser feitas em grupo, desenvolvendo o trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e reação à situações de pressão.
#4 Recompensas
Apesar do prazer em jogar, as recompensas são grandes agentes motivacionais. Seja com folgas, aumentos, treinamentos, happy hour para equipes, entre outros.
Conhecer seu colaborador e a sua empresa farão toda a diferença na hora de implementar a gamificação no RH e a tendência é que ela traga vários benefícios em inovação, com os funcionários e, assim, com os negócios.
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