Se preparar para o casamento vai além de se adaptar ao dia a dia com outra pessoa. Compartilhar as contas, talvez, seja a etapa mais difícil e a que causa maiores problemas e brigas entre um casal.
Portanto esse é um tema muito importante e que deve ser visto com muita atenção e muito bem planejado para não haver problemas no futuro.
Assim como individualmente você deve saber exatamente quanto você recebe e quanto pode gastar, quando se trata de um casal o mesmo se aplica. É preciso se programar, criar regras e ser transparente em relação às receitas e gastos.
Para evitar brigas desnecessárias que podem até prejudicar a relação do casal, separamos 6 dicas de como dividir as contas de forma justa e consciente.
6 dicas de como dividir as contas no casamento
#1 Conheça a realidade financeira do seu parceiro e como ele lida com isso.
Esse é um ponto delicado, porém fundamental para ajustar bem as contas. Por mais difícil que seja falar sobre dinheiro, o diálogo é a única maneira de saber exatamente a realidade de cada um e conseguir chegar a um denominador comum na hora de realizar todos os pagamentos. Além disso, saber como cada um lida com as finanças é muito importante até para aprender novas maneiras e também de evitar conflitos.
É comum também que quando um ganhe mais que o outro acabe assumindo mais despesas, mas lembre-se que tudo isso deve ser previamente acordado e que os dois devem estar confortáveis com as decisões tomadas.
#2 Planeje bem os gastos
Lembre-se de colocar sempre todos os gastos na ponta do lápis e que cada um consiga ter uma reserva para gastos pessoais, investimentos e emergências.
Conversem abertamente sobre o que são os gastos fixos e os gastos que podem ser cancelados em caso de necessidade.
#3 Façam uma divisão proporcional dos gastos
Dividir o orçamento por igual não é uma boa ideia se existe uma diferença muito grande no valor que cada um ganha, afinal, alguém vai acabar gastando uma porcentagem maior do seu salário e a conta acaba não sendo justa.
A divisão das contas deve ser proporcional ao que cada um ganha e os gastos, dessa forma será respeitada a capacidade de pagamento de cada um.
#4 Mantenha as contas sob controle
Além dos dois saberem para onde o dinheiro está indo, é importante revisar os gastos periodicamente para que as contas não saiam dos trilhos.
Assim, é possível rever os gastos e cortar a tempo aquilo que pode estar prejudicando na hora de fechar as contas.
#5 Sigam dicas de economia
Algumas dicas para economizar podem ajudar muito na hora de reduzir os gastos possibilitando uma viagem que o casal gostaria tanto de fazer ou na hora de trocar o carro, por exemplo, mas, para isso, é preciso a contribuição dos dois:
– Ficar atento aos dias de promoção do supermercado ou farmácia;
– Solicitar desconto no plano de telefonia e tv ou até mesmo reduzi-los;
– Evitar ir com frequência a restaurantes e dar preferência a cozinhar juntos em casa;
– Planejar atividades de lazer gratuitas ou mesmo convidar os amigos para uma programação em casa;
– Pesquisar bem os preços antes de realizar compras;
Veja agora dicas de como economizar na conta de luz!
#6 Definam metas de curto, médio e longo prazo
Essa é uma ótima maneira para economizar dinheiro.
Quando temos um objetivo claro como um jantar para comemorar o aniversário de casamento, uma viagem ou mesmo a compra da tão sonhada casa própria fica mais fácil guardar aquele dinheiro e não usar com coisas supérfluas.
Vejam qual seria o valor possível para os dois começarem a guardar e realizarem suas metas.
O principal aqui é sempre manter o diálogo, só assim será possível manter tudo sob controle, alcançar metas e estar preparados para enfrentar juntos qualquer problema financeiro que possa surgir.
Comprar ou alugar imóvel? Veja este vídeo antes de tomar essa decisão!
Voltar