Independente de ser um profissional de RH experiente ou não, algumas habilidades devem ser aprimoradas e atualizadas para se destacar no mercado. Vamos te ajudar a identificá-las e mostrar a sua importância.
1. Comunicação
Ser um bom comunicador é fundamental para um profissional de RH, pois estará em constante interação com o seu departamento e os demais setores da sua empresa.
Saber passar uma mensagem de forma clara e assertiva evita ruídos na comunicação que possam gerar problemas e comprometer os resultados. Saiba como dar feedbacks assertivos!
Um bom comunicador também é um bom ouvinte, para encontrar soluções é preciso escutar os colaboradores, saber as suas dificuldades, quais as lacunas do seu setor e se tornar um canal de confiança.
É preciso desta habilidade para que após ouvir, use as informações de maneira coerente, sendo um mediador. A comunicação será a peça chave para a resolução de conflitos.
2. Organização
Como mediador entre CEO, líderes de setores e colaboradores, ser organizado é ainda mais exigido neste departamento.
O RH precisa gerenciar o tempo e aqui entra outra habilidade importante: a de inovar. É preciso estar atento às novas tecnologias e trazer ferramentas que otimizem tarefas – e consequentemente o tempo, já que trabalham com prazos de novas contratações e folha de pagamento, por exemplo.
Também é feita a organização das informações de todos os colaboradores – da sua contratação à sua saída – e da empresa. Conheça a sua empresa, isso vai facilitar e muito o seu trabalho.
Organizar o calendário anual da empresa não é fácil, é preciso estar atento aos negócios, a como funcionam os processos, além das férias de cada colaborador, para planejar eventos, treinamentos, além de definir metas e reuniões periódicas.
3. Confiança
É importante ganhar a confiança dos colaboradores, pois é através dela que eles irão procurar o RH e se sentir confortável para se abrirem. E a confidencialidade é imprescindível neste caso.
Para isso, o profissional deve ser criterioso para definir quais as informações podem ser usadas ou não na empresa.
Para passar confiança o profissional de RH deve ser imparcial e objetivo para que seja um mediador assertivo.
4. Aprimoração
Não se acomodar é muito importante. Buscar novos conhecimentos, se atualizar e pensar fora da caixa. Procurar aprender não só sobre a sua área, mas também sobre outros setores que possam influenciar indiretamente ou diretamente o seu trabalho.
Desenvolva seu pensamento estratégico, pois é uma das soft skills mais desejadas no mercado é crucial na hora de tomar decisões e resolver conflitos.
Peça feedbacks para os seus gestores para saber onde está errando, no que pode melhorar e onde está acertando.
É muito importante saber o que os líderes esperam do setor de Recursos Humanos.
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5. Adaptação
Uma empresa passa por várias mudanças, seja de gestão, de colaboradores ou mesmo de fatores externos como a economia do país.
É fundamental que o profissional de RH seja flexível e adaptável a essas mudanças.
Além disso, é papel do RH manter os seus colabores motivados e isso exige constante avaliação de desempenho e de satisfação.
Desenvolver essas habilidades requer tempo e determinação, mas faz toda a diferença no dia a dia do profissional de RH e da empresa.
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