Conteúdo para RH 13 de maio de 2020 Imagem de seta

5 habilidades que todo profissional de RH precisa ter para se destacar no mercado

imagem de capa blog com peças de um tabuleiro de xadrez caídas e um único peão em pé representando as habilidades que todo profissional de RH precisa ter para se destacar no mercado

Independente de ser um profissional de RH experiente ou não, algumas habilidades devem ser aprimoradas e atualizadas para se destacar no mercado. Vamos te ajudar a identificá-las e mostrar a sua importância.

1. Comunicação

Ser um bom comunicador é fundamental para um profissional de RH, pois estará em constante interação com o seu departamento e os demais setores da sua empresa.

Saber passar uma mensagem de forma clara e assertiva evita ruídos na comunicação que possam gerar problemas e comprometer os resultados. Saiba como dar feedbacks assertivos!

Um bom comunicador também é um bom ouvinte, para encontrar soluções é preciso escutar os colaboradores, saber as suas dificuldades, quais as lacunas do seu setor e se tornar um canal de confiança.

É preciso desta habilidade para que após ouvir, use as informações de maneira coerente, sendo um mediador. A comunicação será a peça chave para a resolução de conflitos.

2. Organização

Como mediador entre CEO, líderes de setores e colaboradores, ser organizado é ainda mais exigido neste departamento.

O RH precisa gerenciar o tempo e aqui entra outra habilidade importante: a de inovar. É preciso estar atento às novas tecnologias e trazer ferramentas que otimizem tarefas – e consequentemente o tempo, já que trabalham com prazos de novas contratações e folha de pagamento, por exemplo.

Também é feita a organização das informações de todos os colaboradores – da sua contratação à sua saída –  e da empresa. Conheça a sua empresa, isso vai facilitar e muito o seu trabalho.

Organizar o calendário anual da empresa não é fácil, é preciso estar atento aos negócios, a como funcionam os processos, além das férias de cada colaborador, para planejar eventos, treinamentos, além de definir metas e reuniões periódicas.

3. Confiança

 É importante ganhar a confiança dos colaboradores, pois é através dela que eles irão procurar o RH e se sentir confortável para se abrirem. E a confidencialidade é imprescindível neste caso.

Para isso, o profissional deve ser criterioso para definir quais as informações podem ser usadas ou não na empresa.

Para passar confiança o profissional de RH deve ser imparcial e objetivo para que seja um mediador assertivo.

4. Aprimoração

Não se acomodar é muito importante. Buscar novos conhecimentos, se atualizar e pensar fora da caixa. Procurar aprender não só sobre a sua área, mas também sobre outros setores que possam influenciar indiretamente ou diretamente o seu trabalho.

Desenvolva seu pensamento estratégico, pois é uma das soft skills mais desejadas no mercado é crucial na hora de tomar decisões e  resolver conflitos.

Peça feedbacks para os seus gestores para saber onde está errando, no que pode melhorar e onde está acertando.

É muito importante saber o que os líderes esperam do setor de  Recursos Humanos.

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5. Adaptação

 Uma empresa passa por várias mudanças, seja de gestão, de colaboradores ou mesmo de fatores externos como a economia do país.

É fundamental que o profissional de RH seja flexível e adaptável a essas mudanças.

Além disso, é papel do RH manter os seus colabores motivados e isso exige constante avaliação de desempenho e de satisfação.

Desenvolver essas habilidades requer tempo e determinação, mas faz toda a diferença no dia a dia do profissional de RH e da empresa.


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