Conteúdo para RH 1 de abril de 2021 Imagem de seta

Lifelong Learning: tudo o que o RH precisa saber

uma mão segurando um livro aberto apoiando os dedos mindinho e polegar sobre as páginas dos livros abertos, temos 3 imagens iguais com a mão segurando o livro aberto sendo a do centro em um tamanho maior, representando o lifelong learning

A pandemia acelerou o ritmo da transformação digital dentro das empresas, ou seja, o que já existia, tomou forças e ganhou a simpatia do mundo corporativo em pouco tempo. Por isso, o Lifelong Learning é um termo cada vez mais usado dentro das organizações.

Afinal, um RH inovador, que está sempre por dentro do mercado, sabe que a educação está em intensa mudança e deve ser levada aos seus colaboradores. Veja tudo que você precisa saber!

O que é Lifelong Learning?

Lifelong Learning nada mais é do que um termo em inglês para a famosa “Educação Continuada”. É entender que seus profissionais vão muito mais além da graduação. 

Aprender e estudar fazem parte da vida inteira de todo profissional e as empresas, como parceiras do desenvolvimento e dos seus colaboradores, precisam incentivá-los a obter cada vez mais fundamentos sobre novas tendências com o Lifelong Learning. 

Para toda empresa, conhecimento e aprendizado precisam ser encarados como um processo sem ponto final: nenhum certificado ou diploma pode encerrar a trajetória de desenvolvimento de um profissional. 

Qual a importância do Lifelong Learning nas empresas?

Lifelong Learning consiste na habilidade de antecipar, acompanhar e corresponder às transformações do mundo, do mercado e da sociedade. É estar sempre por dentro de todas as tendências e mudanças. 

As empresas podem e devem investir na carreira dos seus colaboradores, para torná-los mais eficientes, capacitados tecnicamente e também engajados na organizaçãoOu seja, o Lifelong Learning é vantajoso tanto para as companhias como para os profissionais e pessoas.

É preciso se reinventar com disposição e regularidade, é a empresa e os profissionais se comprometerem com o desenvolvimento de competências, aumentando assim as chances de ambos se expandirem no mercado. 

Os colaboradores precisam estar sempre dispostos a aprender algo novo, acompanhando o ritmo intenso das transformações. 

Trata-se de imergir nas tecnologias e nas novidades do mercado enquanto, por outro lado, desenvolvem skills comportamentais que alavancam sua trajetória empresarial.

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Vantagens para incorporar a Lifelong Learning nas empresas

Com a mudança, vem junto a incerteza. A transformação – especialmente a digital – faz o profissional experimentar novas áreas e funções. 

Com isso, algumas irão desaparecer e outras irão surgir. E assim o mercado vai inovando e crescendo cada vez mais

#1 Aumento significativo da produtividade

Uma cultura de aprendizado garante o aprimoramento contínuo do uso de técnicas de persuasão e de contorno de objeções. 

Tornando os seus  profissionais mais competentes e confiantes para lidarem com as demandas do dia a dia. 

#2 Vantagem competitiva

Ter profissionais que acompanham constantemente as mudanças no comportamento do consumidor, as mudanças de mercado e o que gera valor para o cliente, proporciona a capacidade de estar à frente da concorrência em estratégias e execução, garantindo um diferencial competitivo relevante aos negócios das empresas.

#3 Ambiente estimulante e dinâmico

Uma empresa com profissionais que compartilham conhecimentos adquiridos diariamente através de estudos e interesses em se inovar, cresce mais e com uma profunda rapidez. 

É importante que as empresas incentivem para que o compartilhamento aconteça como, por exemplo, através de reuniões.

#4 Aumento da criatividade

Buscar tendências através de lives, meetings e palestras, por exemplo, são iniciativas que estimulam o Lifelong Learning, pois são pontos de vista diferentes, levando assim à insights valiosos. 

Para manter sua equipe de colaboradores animada e aumentar sua performance é preciso investir em capacitações que estimulem a procura por conhecimentos. 

O treinamento ajudará a reconhecer as habilidades de todos e a descobrir como coordená-las para render mais e trazer resultados melhores.


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